Topo

Brasileirão - 2019

Em jogo com três gols anulados, Internacional e Santos não saem do 0 a 0

Eder Traskini e Marinho Saldanha

Do UOL, em Santos (SP) e em Porto Alegre (RS)

13/10/2019 17h55

Internacional e Santos empataram na tarde de hoje por 0 a 0, no estádio do Beira-Rio, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os torcedores dos dois times até gritaram gol, mas a arbitragem anulou, de forma correta, três bolas nas redes: uma do Peixe e duas do Colorado.

O empate não foi bom para nenhum dos dois times. Enquanto o Santos viu o Palmeiras roubar a vice-liderança e o Flamengo abrir ainda mais vantagem no primeiro lugar, o Internacional estendeu sua sequência para cinco jogos sem vitória e pode deixar o G-6 caso o Grêmio vença o Atlético-MG.

O próximo desafio do Internacional é diante do Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, na próxima quinta-feira, às 19h15. O Santos recebe o Ceará, no mesmo dia e horário, na Vila Belmiro.

Cronologia do jogo

O Santos começou em cima do Internacional e chegou a abrir o placar logo aos dois minutos, após Tailson completar chute de Sasha, mas a arbitragem marcou corretamente o impedimento do atacante santista. O jogo ficou morno e os clubes não conseguiram levar mais perigo na primeira etapa.

Já no começo do segundo tempo, o cenário inverteu: Patrick bateu da entrada da área com desvio e faria o primeiro gol do jogo, mas a arbitragem novamente acertou ao marcar impedimento de Nico López no início da jogada. Aos 12 minutos, novo gol anulado por impedimento, no lançamento de Edenilson para Parede.

Quem foi bem: D'Alessandro comanda ações no meio-campo

D'Alessandro foi o destaque do jogo. O gringo que beira os 40 anos, distribuiu passes, abriu espaços, deu dribles e criou as principais chances do Inter. E até mesmo na hora de voltar e completar a linha defensiva ele participou.

Quem foi mal: Victor Ferraz

O camisa 4 do Santos foi tudo no jogo, menos lateral. Atuando com linha de três na zaga, Ferraz só caia pelo lado direito quando o Inter apertava a saída de bola. Durante todas as outras ações do jogo, o capitão santista atuou como volante, fechando na segunda linha de quatro pelo centro, ao lado de Pituca, enquanto Veríssimo fazia o falso-lateral. Ferraz não conseguiu dar dinâmica na criação por dentro e o Santos quase não levou perigo ao gol colorado.

Atuação do Santos: Tática de Sampaoli não funciona

O Peixe até começou bem a partida, muito ligado no jogo, mordendo em cima e forçando erros de saída de bola dos gaúchos. No entanto, o jogo esfriou e o Inter igualou as ações, que não foram muitas: nenhuma finalização certa no primeiro tempo. Após uma das melhores atuações na temporada, Sampaoli mudou a equipe, voltou a jogar com linha de três atrás e escalou Ferraz como autêntico volante, com liberdade para flutuar no meio. Não deu certo. Na segunda etapa, o Inter voltou melhor e teve dois gols anulados corretamente.

O jogo do Inter: Interino mantém "modelo Odair"

O técnico interino Ricardo Colbachini manteve o modelo utilizado por Odair Hellmann. Com Lindoso e quatro meio-campistas na linha à frente, a única troca de fato foi a utilização de Nico López como referência, e não pelos lados. Em campo, o Inter tratou de se defender. No primeiro tempo, pouco frequentou o ataque. A ideia era buscar a saída rápida com D'Alessandro como ligação entre meio e ataque. Na etapa final, o Colorado até marcou duas vezes, mas ambos os gols foram anulados.

Cadê os gringos?

Pela primeira vez na temporada, o técnico Jorge Sampaoli mandou a campo uma escalação sem nenhum jogador estrangeiro. Sem poder contar com os convocados Cueva, Soteldo e Derlis González, além do uruguaio Carlos Sánchez, suspenso, o técnico argentino deixou os colombianos Felipe Aguilar e Uribe, ambos em baixa, no banco de reservas — o atacante entrou no segundo tempo.

Técnico do Inter é campeão antes da bola rolar

Ricardo Colbachini foi técnico do Inter durante todo Brasileiro de Aspirantes. Na final, hoje, não esteve presente. Substituído pelo auxiliar, Manu Corrêa, ele viu a equipe ser campeã do torneio ao vencer o Grêmio por 1 a 0 em Caxias do Sul. Foi o segundo título dele na competição. Em 2017 ele foi campeão com o Colorado contra o Santos, e vice-campeão no ano passado contra o São Paulo.

Sasha volta pra casa e Zeca revê ex-time pela primeira vez

O atacante Eduardo Sasha pisou no gramado do Beira-Rio para enfrentar o Internacional pela primeira vez na carreira. O atacante foi ao estádio ano passado pelo Peixe, mas ficou no banco. Do outro lado, o lateral Zeca enfrentou o Santos pela primeira vez na carreira e, no anúncio da escalação colorada, ganhou vaias do torcedor santista presente no estádio. Os dois jogadores foram trocados pelos clubes em definitivo no meio do ano passado e cada um detém 50% dos direitos de cada atleta.

FICHA TÉCNICA
Internacional 0 x 0 Santos

Data: 13/10/2019 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Renda: R$ 522.030,00
Público: 13.572 (11.363 pagantes)

Amarelos: Marinho, Sampaoli e Jean Mota; Cuesta, Colbachini

Internacional: Marcelo Lomba; Heitor, Roberto, Cuesta e Zeca; Rodrigo Lindoso (Bruno Silva), Patrick (Neilton), Edenilson, D'Alessandro e Nico López (Wellington Silva); Guilherme Parede. Técnico: Ricardo Colbachini

Santos: Everson; Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Luan Peres; Victor Ferraz (Jean Mota), Diego Pituca, Evandro e Jorge; Tailson (Alison), Marinho (Uribe) e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli