Topo

SPFC: Raí falou com jogadores sobre dinheiro antes de contratar Dani Alves

Raí é diretor-executivo de futebol do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Raí é diretor-executivo de futebol do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

07/10/2019 11h00

Diretor de futebol do São Paulo, Raí contou ter conversado com os jogadores do clube antes da contratação de Daniel Alves, em agosto. O cuidado foi motivado pelas dívidas do clube nos últimos anos e pelo salário do jogador — cerca de R$ 1,5 milhão entre salário e direitos de imagem.

Em entrevista ao Valor Investe, Raí disse que a conversa com os jogadores foi para garantir que o reforço não afetaria seus recebimentos. "Sim, a gente teve esse cuidado. E foi tudo bem aceito e compreendido. Até porque fomos claros em colocar que não vai ser só o clube que vai pagar. Antes de fechar e depois que fechou, fiz questão de passar para o time que isso não ia mudar em nada a situação deles", explicou.

O ídolo da torcida são-paulina também falou sobre a pressão por títulos — o último conquistado pelo clube foi o da Copa Sul-Americana, em 2012. "Não tem como evitar (pensar nisso). Eu até não penso muito, mas o assunto sempre vem. É o bode da sala. Aquela coisa: você pode até melhorar, mas não importa, tem que ganhar", falou.

Sobre o fato de os jogadores terem sido consultados antes da contratação do técnico Fernando Diniz após a saída de Cuca, Raí disse que não acompanhou todas as notícias que saíram e que "no futebol tudo é exagero".

"O Cuca resolveu sair em um momento inesperado, tivemos pouco tempo para responder. Ouvimos os jogadores, e foi muito saudável, mas se viesse deles outro nome com o qual a gente não concordasse, não ia rolar. Teve uma convergência. E isso é bom, me deixa ainda mais otimista na crença do trabalho do Diniz."

Questionado sobre o que o futebol brasileiro precisa, o diretor de futebol respondeu: "Clubes que se unam e debatam interesses comuns próprios. Tem espaço para os clubes pensarem o futebol como um grande negócio. Entre eles mesmo, para depois ver a repartição. Não adianta fazer um grande trabalho se o sistema em que se está inserido não é consistente", argumentou.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o nome do ex-técnico do São Paulo é Cuca, e não Cuba. O erro foi corrigido.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.