Topo

Ribamar ganha chance no Vasco e recomeça após treinar afastado do elenco

Atacante Ribamar ganhou nova chance no Vasco com o técnico Vanderlei Luxemburgo - Rafael Ribeiro / Vasco
Atacante Ribamar ganhou nova chance no Vasco com o técnico Vanderlei Luxemburgo Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/09/2019 04h00

A rotina de Ribamar mudou. Depois de ser afastado do elenco principal, treinar em horário alternativo e quase deixar o Vasco, o atacante ganhou chance de recomeço com o técnico Vanderlei Luxemburgo e pode ser uma das surpresas da equipe na partida de hoje (14), contra a Chapecoense, às 19h, na Arena Condá (SC), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogador, que foi reintegrado ao grupo na semana passada, treinou entre os titulares na vaga de Marrony e é favorito para formar um trio de ataque com Rossi e Talles Magno, que retorna de suspensão e amistosos com a seleção brasileira sub-17.

Ribamar, a princípio, era carta fora do barulho do técnico Vanderlei Luxemburgo, que decidiu afastá-lo do período de treinos durante a parada do campeonato para a Copa América, no início de julho. O atacante fez companhia ao Jairinho - negociado para o Atlético-GO -, ao lateral direito Claudio Winck e ao meia Moresche, que seguem longe do elenco.

Na ocasião, o técnico indicou que suas prioridades eram outras. Semanas depois, sua opinião mudou.

"Fui bem claro. Defini o elenco que vai para intertemporada em Foz do Iguaçu (PR). Optei por outras situações. Não tenho nada contra ninguém. Além disso, eu tenho seis vagas para juniores. Eu quero usar a categoria de base do Vasco", disse o treinador na época.

Durante o período em que treinou em horário alternativo, porém, Ribamar foi bem avaliado pelo auxiliar-técnico Ramon Menezes. A boa resposta do atacante somada a dificuldade do clube em achar um reforço para a posição no mercado bola fez com que Luxemburgo desse chance ao jovem de 22 anos.

O recomeço teve início na rodada passada, quando voltou a ser relacionado para uma partida e entrou no segundo tempo da derrota para o Bahia, por 2 a 0, em São Januário. Antes disso, seu último jogo havia sido na rodada de abertura estreia do Brasileiro, quando o Vasco foi goleado por 4 a 1 para o Athletico-PR.

Ribamar está emprestado pelo Pyramids (EGI) até o fim desta temporada. Durante o período em que esteve afastado, recebeu sondagens do Avaí e do América-MG.

Retorno de Talles

Atacante Talles Magno, de apenas 17 anos, é um dos destaques do Vasco em 2019 - Rafael Ribeiro / Vasco
Atacante Talles Magno, de apenas 17 anos, é um dos destaques do Vasco em 2019
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

O Vasco terá um importante reforço para a partida contra a Chapecoense: o jovem atacante Talles Magno, que cumpriu suspensão na diante do Bahia e que estava com a seleção brasileira sub-17. A tendência é a de que o jogador entre na vaga de Clayton, que fez uma tímida contra o Bahia.

Outra novidade na equipe dever ser a entrada do lateral esquerdo Danilo Barcelos no lugar de Henrique, que não foi bem na última rodaa. Com Danilo, o Vasco ganha na bola parada, já que se trata de um especialista no fundamento.

Yago Pikachu, suspenso, será substituído pelo lateral direito Raul Cáceres, recuperado de dores no tornozelo direito.

Com 20 pontos, o Cruzmaltino está na 15ª colocação, cinco pontos acima da zona de rebaixamento. A Chape é a penúltima colocada com 14 pontos.

CHAPECOENSE X VASCO
Local:
Arena Condá, em Chapecó (SC)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

Chapecoense
Tiepo, Eduardo, Rafael Pereira, Maurício Ramos e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos, Campanharo e Augusto; Aylon e Everaldo
Técnico: Emerson Cris

Vasco
Fernando Miguel, Cáceres, Oswaldo Henríquez, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Richard, Raul e Marcos Júnior; Rossi, Ribamar e Talles Magno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo