Topo

Corinthians

Aos 22 anos, ele é esperança do Corinthians por 1º título mundial de futsal

Matheus tem 22 anos e é considerado "o novo Falcão" - Rodrigo Coca/Agencia Corinthians
Matheus tem 22 anos e é considerado 'o novo Falcão' Imagem: Rodrigo Coca/Agencia Corinthians

Beatriz Cesarini e Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

30/08/2019 12h00

O Corinthians entra em quadra amanhã (31) na Tailândia, às 8h (de Brasília), para disputar a semifinal do Torneio Intercontinental de futsal contra o Magnus, de Sorocaba. Na caminhada pelo primeiro título mundial na modalidade, peso dado à competição até pela Fifa, a equipe alvinegra conta com uma esperança de 22 anos de idade: Matheus, que já até ganhou o rótulo de 'novo Falcão'.

Matheus é formado nas categorias de base do Alvinegro, chegou na equipe principal em 2017 e se tornou um dos destaques do time rapidamente. Apesar da idade, o jovem atleta trata com maturidade o fato se der considerado promessa em um dos principais clubes do Brasil.

"Não senti muito o peso de ser promessa, porque sempre estou focado e trabalhando para ser o melhor que eu possa ser para ajudar o time da melhor maneira possível, sem querer provar nada para ninguém. Isso sempre me ajuda nessas questões de pressão ou algo do tipo", afirmou Matheus em entrevista ao UOL Esporte.

O jogador também falou sobre o rótulo que ganhou recentemente. Segundo Matheus, é uma honra e, ao mesmo tempo, um exagero ser chamado de 'o novo Falcão'. O jovem acredita que ainda tem uma longa estrada pela frente até alcançar as glórias do ex-ala, considerado o melhor jogador de futsal de todos os tempos.

"Fico muito feliz e honrado com essa referência, mas para mim é um exagero considerar qualquer um 'o novo Falcão'. Ele é incomparável, acho que vai ser muito difícil alguém chegar perto de tudo o que ele conquistou e fez pelo nosso esporte. Não tem como negar que o Falcão é o meu ídolo, ainda mais por ser da mesma posição e ser o melhor de toda história, era muito bom ver ele jogar", declarou Matheus.

O experiente goleiro Tiago exaltou as qualidades de Matheus e vê o jovem como uma das principais peças do Corinthians na competição mundial disputada na Tailândia e também em toda a atual temporada.

"Ele tem uma importância fundamental. É um homem de criação, um atleta que vem sobressaindo nessa temporada. Vamos precisar não só dele, mas de toda a equipe muito focada, muito determinada e agindo coletivamente para conquistarmos esse título", falou Tiago.

Aos 38 anos de idade, Tiago é o jogador mais velho do plantel corintiano. Bicampeão das últimas duas edições do Mundial com o Magnus, o goleiro aproveita sua experiência para aconselhar ao máximo os companheiros de elenco.

"Nessa primeira participação do Corinthians em Mundial, eu tento usar minha experiência internacional, tanto dos títulos mundiais pela seleção brasileira, quanto nos outros três títulos intercontinentais, para tentar motivar e passar um pouquinho disso aos meus companheiros, já que é o primeiro Intercontinental que a maioria disputa. Mas é mais no sentido de arbitragem, de como a organização funciona e mostrar para eles que, com empenho e dedicação, fazendo tudo o que a gente está acostumado a produzir no Brasil, podemos conseguir, sim, o sucesso nessa competição", destacou Tiago.

O Corinthians chegou à semi da competição após vencer o Shenzhen Nanling Tielang, da China, por 3 a 1, e empatar com o Barcelona por 1 a 1. Deste modo, a equipe de São Paulo foi a melhor segunda colocada das três chaves do torneio. Se vencer o Magnus, o Alvinegro pegará o vencedor de Barcelona x Boca Juniors na final.

Corinthians