Topo

Palmeiras

Palmeiras vê novo "apagão" em eliminação e é cobrado para ser mais copeiro

Palmeiras sofreu a quinta eliminação em cinco mata-matas com Felipão - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Palmeiras sofreu a quinta eliminação em cinco mata-matas com Felipão Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

28/08/2019 04h00

A eliminação do Palmeiras nas quartas de final da Libertadores diante do Grêmio, com uma derrota de virada por 2 a 1 em pleno Pacaembu, trouxe um sabor amargo de filme repetido para o torcedor. Se no passado o time caiu na semifinal para o Boca Juniors após levar dois gols em seis minutos na partida de ida na Bombonera, desta vez o "apagão" aconteceu no jogo da volta, com dois gols tomados em um intervalo de quatro minutos para jogar fora a vantagem que até então era bem confortável.

A queda palmeirense após vencer o primeiro jogo em Porto Alegre por 1 a 0 e sair na frente no Pacaembu logo no início, com gol de Luiz Adriano, gerou cobranças em tom preocupante do técnico Luiz Felipe Scolari. Inconformado com o que classificou como erros da equipe, o treinador disse que o grupo atual do Palmeiras não tem o "espírito copeiro" de equipes como Boca Juniors, River Plate e o próprio Grêmio.

"Temos lições ano a ano, temos a lição do Cruzeiro do ano passado, a lição do Internacional neste ano", disse Felipão, citando eliminações recentes na Copa do Brasil. "Ou aprendemos, ou vamos ser derrotados, principalmente me situações como essa, em todas as competições que disputarmos dessa forma".

"É uma situação que nós temos que evoluir dentro do nosso grupo, mentalmente, interiormente, querer alguma coisa diferente. Não foi um erro esporádico. Foi um erro nosso, coletivo, e nós temos que trabalhar em cima disso. Essas equipes provavelmente serão as que irão disputar essa semifinal. Por serem equipes altamente copeiras e diferentes no pensamento do nosso Palmeiras, elas vão chegando. Nós temos que modificar o nosso pensamento", cobrou o técnico.

A quinta eliminação em cinco mata-matas disputados por Felipão desde seu retorno ao Palmeiras pode render mudanças no elenco. O treinador não entrou em detalhes, mas deu a entender que algumas situações seriam discutidas com a diretoria. Após o apito final no Pacaembu, a torcida soltou o grito de "time sem vergonha".

O desempenho irregular do Palmeiras em mata-matas vem sendo a principal crítica de torcedores palmeirenses ao trabalho de Felipão. Apesar do título nos pontos corridos do Brasileirão do ano passado, as quedas no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil (duas vezes) e na Libertadores (também duas vezes), com atuações ruins em jogos decisivos, têm sido a pedra no sapato do treinador.

Nesta temporada, as eliminações do Palmeiras em mata-matas vieram todas em uma fase anterior às quedas do ano passado. No Paulista, o time caiu na semifinal para o São Paulo, enquanto em 2018 chegou à final contra o Corinthians (ainda sob o comando de Roger Machado). Já na Copa do Brasil e na Libertadores, parou nas quartas de final diante de Internacional e Grêmio, ao contrário do ano passado, quando alcançou as semifinais e foi eliminado por Cruzeiro e Boca Juniors.

Palmeiras