Topo

Palmeiras

Borja vira aposta inesperada do Palmeiras após ofertas recusadas e golaço

Miguel Borja comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Godoy Cruz no jogo de ida - Andres Larrovere / AFP
Miguel Borja comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Godoy Cruz no jogo de ida Imagem: Andres Larrovere / AFP

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

30/07/2019 12h00

O Palmeiras encara o Godoy Cruz hoje, a partir das 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em partida que definirá se o time segue na Libertadores ou se cai precocemente após fazer a melhor campanha da fase de grupos. E a esperança principal de gols é um jogador que, há apenas uma semana, vivia cenário completamente oposto, escanteado após recusar propostas para sair. Miguel Borja, autor de um golaço no jogo de ida, ressurgiu no Verdão.

Escalado de forma surpreendente no lugar do contestado Deyverson na partida da semana passada, Borja viu o Godoy Cruz abrir 2 a 0 e fez um primeiro tempo discreto. Na segunda etapa, porém, recebeu passe de Luan, deu lindo giro no zagueiro e tocou por entre as pernas do goleiro para empatar a partida. O lance fez até torcedores pedirem desculpas por críticas ao colombiano.

Poupado do empate por 1 a 1 com o Vasco no final de semana, pelo Brasileirão, Borja deve ser novamente titular hoje. Apesar do status reconquistado dentro de campo, o camisa 9 segue com futuro incerto no clube. Se não vendê-lo até o próximo mês, o Palmeiras terá que pagar R$ 11 milhões ao Atlético Nacional para comprar os 30% dos direitos do jogador que ainda pertencem ao time colombiano. Pelos outros 70%, o Verdão já desembolsou cerca de R$ 33 milhões em 2017.

Essa situação contratual, aliada ao mau desempenho de Borja na temporada, já fez o Palmeiras tentar negociá-lo várias vezes. Mas as possíveis saídas esbarraram no desejo do jogador de ficar, de olho em uma vaga na seleção colombiana que disputaria a Copa América no meio do ano. O atacante disse não a quatro ofertas do exterior, mas o sonho de jogar a competição por seu país não aconteceu.

Agora, Borja vive a situação curiosa de ser ao mesmo tempo o centroavante titular de Felipão e um jogador na lista de negociáveis do clube. A diretoria não dificultará uma eventual saída caso chegue uma proposta financeira que agrade. Outro jogador para a posição, Henrique Dourado, foi contratado até o fim do ano por empréstimo, e o radar segue ligado para possibilidades de mercado de última hora, já que a janela internacional fecha amanhã.

Ao seu favor, além do embalo pelo gol no jogo de ida, Borja tem o histórico na Libertadores. Campeão em 2016 sendo decisivo na reta final pelo Atlético Nacional, ele é também o terceiro maior artilheiro do Palmeiras na história do torneio, com dez gols. Depois de balançar a rede contra o Godoy Cruz, ele disse que só precisava de confiança e que não havia desaprendido a fazer gols.

Para avançar às quartas de final, o Palmeiras nem precisa fazer gol hoje: um empate por 0 a 0 é suficiente (o 1 a 1 também serve). Mas atuando em casa e com a pressão de estar há cinco jogos seguidos na temporada sem vencer, o alviverde aposta em uma classificação com atuação convincente para devolver a tranquilidade ao ambiente.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Godoy Cruz

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 30 de julho de 2019 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Richard Trinidad e Gabriel Popovits (Uruguai)
VAR: Gery Vargas (Bolívia)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Raphael Veiga (Lucas Lima); Willian, Dudu e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Godoy Cruz: Mehring; Arena, Varela, Cardona e Aleo; Andrada, Gutiérrez e Bullaude; Merentiel, Brunetta e Morro García. Técnico: Lucas Bernardi

Palmeiras