Topo

Raheem Sterling fala sobre racismo ao posar com asas de anjo para revista

Raheem Sterling é capa da edição britânica de agosto da revista masculina GQ - Divulgação/GQ/HUNTER & GATTI
Raheem Sterling é capa da edição britânica de agosto da revista masculina GQ Imagem: Divulgação/GQ/HUNTER & GATTI

Do UOL, em São Paulo

02/07/2019 20h24

Raheem Sterling é capa da edição britânica de agosto da revista masculina GQ, na qual falou sobre o racismo no futebol. Na imagem, o atacante do Manchester City aparece com asas negras e o título "Anjo Guardião".

Ele se tornou um dos grandes representantes da luta contra o racismo no esporte desde o fim do ano passado, quando questionou a diferença de abordagem de imprensa entre jogadores brancos e negros.

"Eu nunca pensei que teria um impacto tão grande. É ótimo saber que as pessoas estão ouvindo. Sou muito grato por isso", declarou sobre a publicação que fez no Instagram em dezembro de 2018.

O jogador relembrou a primeira vez que foi vítima de preconceito quando se mudou de Wembley. "Minha escola era multicultural. A primeira vez que tive abuso foi em Liverpool. Tinha acabado de ser comprado da QPR. Alguém chamou meu nome - meu nome completo - então pensei: 'Ah, eles provavelmente me conhecem'. A essa altura, as pessoas estavam começando a me reconhecer. Ele disse: 'Posso falar com você por um segundo?' Eu disse: 'Sim, não há problema'. Então, eu atravessei a rua e ele me disse n palavras e me deu uma cabeçada".

Em seguida, o atacante contou como reagiu: "Eu cuidei do resto. Ele se arrependeu 100%".

Além deste tema, Sterling também falou da importância de Pep Guardiola em sua carreira: "Ele me desafiou, nunca me deixou ficar em posição de conforto".