Topo

City rebate vazamentos do NY Times e diz agir de "boa-fé" em investigação

Equipe do técnico Pep Guardiola (foto) está na mira da Uefa e pode ser excluída da próxima Champions, diz o NY Times - Phil Noble/Reuters
Equipe do técnico Pep Guardiola (foto) está na mira da Uefa e pode ser excluída da próxima Champions, diz o NY Times
Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/05/2019 11h48

O Manchester City se pronunciou sobre a possibilidade do veto à Liga dos Campeões, diante da possibilidade de uma punição pelo Fair Play Financeiro da Uefa. O clube emitiu uma nota oficial hoje (14), ratificou a própria inocência e questionou a idoneidade da Câmara de Investigação do Corpo de Controle Financeiro dos Clubes (CFCB IC) por conta do vazamento de informações para o jornal New York Times.

"O Manchester City está em total cooperação e agindo de boa-fé com a investigação da CFCB IC (Câmara de Investigação do Corpo de Controle Financeiro dos Clubes). Ao fazê-lo, o clube depende da independência e do compromisso durante todo o processo; e também do compromisso da Uefa firmado no dia 7 de março, que 'não fará mais comentários sobre o assunto enquanto a investigação estiver em andamento'", diz o pronunciamento.

"A reportagem do New York Times citando "pessoas familiarizadas com o caso", portanto, é extremamente preocupante. As implicações são de que a boa-fé do City no órgão esteja equivocada ou que o processo da CFCB IC esteja sendo deturpado por pessoas intencionalmente dispostas a atacar a reputação do clube e seus interesses comerciais - ou ambos", questionou o City.

O clube assegura ainda que a acusação de irregularidade financeira é "totalmente falsa" e que apresentou uma "prova abrangente" ao órgão, a fim de comprovar inocência sobre supostas irregularidades financeiras. O jornal nova-iorquino diz que a Uefa deve anunciar uma decisão nas próximas semanas.

A possível punição virou manchete um dia depois do Manchester City conquistar o Campeonato Inglês. O jornal indica que a Uefa deverá punir o clube por duas irregularidades: falso testemunho na investigação anterior e a omissão de valores de alguns contratos de patrocínio. Desde 2008, o clube pertence a um membro da família real de Abu Dhabi.

Ainda de acordo com a reportagem do New York Times, a Premier League, responsável por administrar o Campeonato Inglês, também vai abrir investigação para analisar as contas da equipe, bicampeã da competição sob o comando de Josep Guardiola.

City já foi multado pela Uefa

O Manchester City é um dos principais clubes que figuravam no fim do ano passado no que ficou conhecido como Football Leaks, as investigações jornalísticas sobre os detalhes (em suma irregulares) dos negócios no futebol.

Basicamente, o princípio do Fair Play financeiro da Uefa proíbe um clube que participa das competições europeias de gastar mais do que ganha. As sanções podem ir desde simples advertências até a exclusão de torneios.

O City foi multado em 60 milhões de euros em 2014 por burlar as regras. Além disso, o clube também foi proibido pela entidade de inscrever 25 jogadores na Liga dos Campeões seguinte, podendo eleger apenas 21 jogadores para participar do principal torneio da Europa.