Topo

Guardiola conquista 26ª taça, supera Mourinho e iguala Felipão

Guardiola comemora bicampeonato inglês pelo Manchester City - John Sibley/Reuters
Guardiola comemora bicampeonato inglês pelo Manchester City Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/05/2019 16h58

O duelo com Jurgen Klopp não foi o único vencido por Pep Guardiola hoje (12). O bicampeonato inglês, alcançado após a goleada sobre o Brighton por 4 a 1, foi a 26ª taça da carreira do espanhol. Com isso, ele supera um rival histórico seu, o português José Mourinho, que alcançou 25 títulos.

Agora, Pep Guardiola é o quinto treinador com mais títulos na história. A liderança absoluta é de Sir Alex Ferguson, vencedor de 49 taças. O ranking segue com o romeno Mircea Lucescu (34), o ucraniano Valeriy Lobanovskiy (30) e o alemão Ottmar Hitzfeld (30). A quinta colocação é dividida entre Guardiola, o escocês Jock Stein e o brasileiro Luiz Felipe Scolari. Mourinho é o oitavo mais vitorioso.

Pep pode se isolar na quinta colocação desse seleto ranking já no próximo final de semana, caso conquiste a Copa da Inglaterra. Além disso, se a vitória sobre o Watford vier, será a primeira vez que um time conquista a tríplice coroa inglesa - Campeonato Inglês,Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa.

Guardiola conquistou em sua carreira 14 títulos pelo Barcelona (3 Campeonatos Espanhóis, 2 Copas do Rei, 2 Champions, 3 Supercopas da Espanha, 2 Supercopas da Europa e 2 Mundiais de Clubes) e outros 7 pelo Bayern de Munique (3 Campeonatos Alemães, 2 Copas da Alemanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes).

Agora pelo Manchester City ele soma 5 títulos: 2 Campeonatos Ingleses, duas Copas da Liga Inglesa e uma Supercopa da Inglaterra. Nos últimos 10 anos, Pep venceu oito campeonatos nacionais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Mourinho é o oitavo técnico mais vitorioso e não o sexto. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi publicado, Pep Guardiola tem dois títulos da Copa da Liga Inglesa e um da Supercopa da Inglaterra no Manchester City, e não um da Copa da Liga e um da Copa da Inglaterra. A informação foi corrigida.