Topo

Punição pode tirar City da próxima edição da Liga dos Campeões, diz jornal

Manchester City é o atual bicampeão do Campeonato Inglês - Toby Melville/Reuters
Manchester City é o atual bicampeão do Campeonato Inglês Imagem: Toby Melville/Reuters

13/05/2019 18h17

A participação do Manchester City na próxima edição da Liga dos Campeões pode estar ameaçada. Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal norte-americano "New York Times", o clube é investigado pela Uefa por possíveis violações das normas de fair-play financeiro e uma decisão definitiva da entidade sobre o caso deve ser anunciada ainda esta semana.

O jornal, que cita "pessoas próximas à investigação", indica que a Uefa deverá punir o Manchester City, que pertence desde 2008 a um membro da família real de Abu Dhabi, por ter dado declarações falsas durante a investigação anterior e por ter falsificado o valor real de alguns contratos de patrocínio.

Ainda de acordo com a reportagem, a Premier League, que administra o Campeonato Inglês, anunciou que também abrirá uma investigação para analisar as contas do clube, que conquistou o bicampeonato nacional no último domingo (12).

O Manchester City é, junto com o Paris Saint-Germain, um dos principais clubes que figuravam no final do ano passado no que ficou conhecido como "Football Leaks", as investigações jornalísticas sobre os detalhes dos negócios no futebol.

O princípio do fair-play financeiro da Uefa proíbe um clube que participa das competições europeias de gastar mais do que ganha. As sanções podem ir desde simples advertências até a exclusão de torneios.

O City foi multado em 60 milhões de euros em 2014 por burlar as regras do fair-play financeiro. Além disso, o clube também foi proibido pela entidade de inscrever 25 jogadores na Liga dos Campeões seguinte, podendo eleger apenas 21 jogadores para participar do torneio.