Topo

Como Gre-Nal do Gaúcho pode virar passaporte para a Copa América

Meia-atacante Everton puxa fila dos jogadores da dupla Gre-Nal que devem jogar a Copa América - Lucas Uebel/Grêmio
Meia-atacante Everton puxa fila dos jogadores da dupla Gre-Nal que devem jogar a Copa América Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/04/2019 04h00

Clássicos sempre pesam mais do que jogos comuns. Ainda mais quando são decisivos. Gre-Nal, uma das maiores rivalidades do país , certamente importará muito nos planos futuros dos atletas de Grêmio e Internacional. E em campo neste domingo (14), abrindo a final do Gauchão, três deles vivem a esperança de disputar a Copa América.

A competição de seleções que será disputada em junho e julho no Brasil está mais perto de ser realidade para dois atletas do Grêmio e um do Internacional. Cada um por uma seleção.

O primeiro é Everton. O atacante de 23 anos tem duas partidas pela seleção brasileira. Soma 75 minutos entre os amistosos contra Panamá e República Tcheca. E mais 46 minutos em campo com a amarelinha nos jogos contra Estados Unidos e El Salvador.

Há boas chances dele seguir sendo chamado pelo técnico Tite. Titular do Grêmio e mantendo o nível de atuação do ano passado, pretendido por clubes europeus e principal arma do time de Renato Gaúcho, é o atacante de lado de campo que tem maior possibilidade de atuar na Copa América, e o rendimento do Gre-Nal apenas sublinhará isso.

Ainda no Grêmio, Kannemann tem mais jogos do que o companheiro por uma seleção. No caso, a Argentina. O zagueiro de 28 anos tem 135 minutos nos amistosos contra Marrocos e Venezuela neste ano. E no ano passado, mais 129 minutos nos jogos contra Guatemala, Iraque e México, não sendo utilizado contra o Brasil e novamente o México.

Peça importante da seleção, só ficará fora da Copa América caso uma mudança de planos reflexo dos resultados aquém do esperado ocorra. A tendência é que seja chamado, mas poderia garantir presença com o rendimento no clássico gaúcho.

Já o Internacional tem apenas um jogador que possui esperanças de jogar a competição de seleções. Mas é exatamente quem tem apresentado o melhor desempenho recente. Paolo Guerrero marcou três gols em dois jogos pelo Colorado e ainda teve uma das partidas acompanhada pelo técnico do Peru, Ricardo Gareca.

A expectativa da comissão técnica da seleção com o atacante de 35 anos é tão grande que mesmo durante o período em que ele não podia atuar, devido a uma suspensão por doping, esteve acompanhado de perto pelo preparador físico e os auxiliares de Gareca.

Correndo por fora e praticamente sem esperanças está Nico López. Ainda que seja o goleador do Inter na temporada, o uruguaio não recebeu uma convocação sequer, e qualquer chamado às vésperas da competição seria surpreendente, mesmo que venha a ter participação importante no Gre-Nal.

Inter e Grêmio abrem a decisão do Gauchão neste domingo às 16h (de Brasília), no Beira-Rio.