Topo

O que mudou na dupla Gre-Nal desde a última final de Gauchão com clássico

Elencos mudaram bastante após quatro anos e rivais também; gangorra Gre-Nal agora tem Grêmio em alta - Alexandre Lops/Divulgação SC Inter
Elencos mudaram bastante após quatro anos e rivais também; gangorra Gre-Nal agora tem Grêmio em alta Imagem: Alexandre Lops/Divulgação SC Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/04/2019 04h00

Quatro anos depois, Grêmio e Internacional voltarão a se encontrar na final do Campeonato Gaúcho. De lá para cá, os rivais mudaram suas condições dentro e fora de campo. No Beira-Rio, os títulos pararam de surgir e houve a passagem pela Série B. Na Arena, o jejum de conquistas acabou e fez a 'gangorra Gre-Nal' se inverter.

Juntando os dois elencos, o Gre-Nal 419 do próximo domingo terá seis remanescentes da decisão de 2015: dois no Internacional e quatro no Grêmio.

No Beira-Rio, Rodrigo Dourado e D'Alessandro são os únicos que permaneceram no elenco, na comparação com a final do Gauchão de quatro anos atrás. O volante se tornou capitão e o argentino chegou a sair por empréstimo antes de voltar a Porto Alegre.

No Grêmio, Maicon e Luan eram titulares do time de Felipão em 2015. Everton entrou no decorrer do jogo e Pedro Geromel já estava no grupo, mas foi expulso na partida de ida da final e ficou fora da grande decisão, no estádio Beira-Rio.

A temporada de 2015 em Porto Alegre foi de reconstrução nos dois clubes. O Grêmio abriu o ano liberando jogadores badalados e dando espaço a jovens da base e novos contratos. O Inter só começou a mexer no elenco depois de ser eliminado na semifinal da Libertadores.

O primeiro jogo da última final em Gre-Nal terminou empatado em 0 a 0. Na segunda partida, Nilmar e Valdívia fizeram os gols do Inter. Giuliano descontou para o Grêmio. Todos os lances ainda no primeiro tempo.

A escalação do Inter foi: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson (Alan Ruschel); Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro (Alex), Valdívia e Sasha; Nilmar (Lisandro López).

O Grêmio atuou com: Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Rodolpho, Erazo e Marcelo Oliveira; Felipe Bastos (Wallace), Maicon, Douglas (Everton), Giuliano e Luan; Braian Rodriguez (Yuri Mamute).

DEPOIS DO GRE-NAL

A conta das mudanças no elenco do Inter chegou em 2016, com o histórico rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na mesma temporada em que o lado vermelho chorou, o Grêmio foi à desforra. Depois de 15 anos sem títulos de expressão, o time conquistou a Copa do Brasil diante do Atlético-MG. Ali, a inversão dos polos começou.

Em 2017, o Internacional penou durante as 38 rodadas da Série B e o Grêmio avançou para o do tricampeonato da Libertadores. No ano passado, os rivais se enfrentaram nas quartas de final do Campeonato Gaúcho e a equipe de Renato Portaluppi eliminou o time de Odair Hellmann.

Agora, em 2019, Grêmio e Internacional se encontram com pontos fortes. O time gremista está invicto no estadual e conseguiu, nessa semana, renascer na Libertadores. Já a equipe colorada foi a primeira a garantir classificação às oitavas de final do torneio sul-americano e estreou Paolo Guerrero.

Grêmio e Internacional começam a decidir o Gauchão 2019 neste domingo (14), no estádio Beira-Rio. O segundo jogo será na quarta-feira (17), na Arena.