Topo

Presidente do Grêmio garante 'confiança plena' em Renato e pede superação

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/04/2019 13h27

Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, garantiu que Renato Gaúcho segue gozando da confiança plena da diretoria. Dias depois de perder para a Universidad Católica, pela Libertadores, e horas antes de decidir vaga à final do Gauchão, o dirigente usou o Twitter para divulgar vídeo em que apoia o treinador e pede superação do time e torcida.

O Grêmio enfrenta o São Luiz-RS, hoje (7), às 16h (Brasília). O time gremista precisa vencer em Porto Alegre para chegar à decisão do Campeonato Gaúcho. Empate sem gols leva o duelo aos pênaltis e qualquer empate a partir de 1 a 1 dá a vaga ao clube de Ijuí.

"O Grêmio, em primeiro lugar, reafirma sua confiança plena na sua comissão técnica, no treinador Renato e no seu grupo de jogadores. Todo o processo que está em torno desta forma de fazer futebol no Grêmio", disse Bolzan em vídeo divulgado no Twitter do Grêmio.

A mensagem de apoio a Renato já havia sido dada na sexta-feira, um dia depois da nova derrota no grupo H da Libertadores. O primeiro sinal de suporte ao treinador veio em texto, mesmo com a situação complicada em busca de vaga nas oitavas de final.

Na mesma sexta-feira, Romildo e Renato tiveram longa conversa. Ao final da tarde, o treinador convocou entrevista coletiva e anunciou afastamento de Luan. O argumento para tirar o meia-atacante do time foi a situação física do camisa 7. À noite, o grupo de jogadores iniciou regime de concentração. O período de confinamento no hotel, habitualmente, começa na véspera da partida. O Grêmio justificou a antecipação com o eventual cansaço do elenco pela viagem de volta ao Brasil.

No sábado, o treino foi realizado com portões fechados e sem entrevista coletiva. Diante do São Luiz-RS, o Grêmio deve usar mais jogadores titulares do que o imaginado antes. A vaga na final do Campeonato Gaúcho passou a ser importante e não mais item protocolar. Contudo, a formação a ser usada no estadual deve considerar - também, o duelo com o Rosario Central, na quarta-feira. Com apenas um ponto no grupo H da Libertadores, o tricolor é obrigado a vencer o confronto com os argentinos para seguir com chances de classificação.

Confira manifestação de Romildo Bolzan Jr. na íntegra

Estamos aqui conversando novamente, nos momentos de dificuldade e nos momentos de alegria para justificar ao nosso torcedor os nossos processos internos. É nesses momentos que todos nós temos que estar presentes e dizendo aquilo que acontece e que irá acontecer. O Grêmio, em primeiro lugar, reafirma sua confiança plena na sua comissão técnica, no treinador Renato e no seu grupo de jogadores. Todo o processo que está em torno desta forma de fazer futebol no Grêmio. Depois, ratifica os seus compromissos para estabelecer uma atitude vencedora, atitude de de vitória. Uma atitude de confiança. Para isso, precisamos da nossa torcida. Aqui, estou dando uma palavra de confiança. Uma palavra de que estamos nos processos e esses processos nos testam. Nas horas em que temos de modificar, modificamos. Nas horas em que temos de confirmar, confirmamos. E essa é a hora de confirmar todos os processos, com pequenas correções de rumo, se tiverem que ser feitas. Mas acima de tudo, o Grêmio é um Grêmio vitorioso. O Grêmio somente pode ser superado pelo Grêmio. O Grêmio só pode ser modificado pelo Grêmio. E o Grêmio é a sua torcida e a sua torcida está sendo chamada para, daqui para frente, mostrar toda nossa capacidade de superação. Nos superarmos a nós próprios. Esse é o momento de mostrarmos que podemos muito mais.