Topo

Corinthians

Eterna montanha-russa: Corinthians oscilante irrita torcida até na boa fase

Siga o UOL Esporte no

Arthur Sandes e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/04/2019 04h00

A classificação na Copa do Brasil é um passo importante para o Corinthians na temporada, mas a derrota por 1 a 0 para o Ceará, ontem, irritou a torcida pelo modo como tudo se deu. Mais uma vez o time se complicou em um jogo que parecia controlado, o que de certa forma reacendeu o alerta de preocupação quanto às partidas em que o time passa apuros quanto tem o favoritismo.

Já havia acontecido algo parecido nesta mesma Copa do Brasil, no empate por 2 a 2 na estreia contra o Ferroviário-CE e no susto nos 4 a 2 sobre o Avenida-RS na fase seguinte. Contra o Ceará o cenário ficou menos dramático após os 3 a 1 conquistados no jogo de ida, mas mesmo assim a classificação chegou a estar sob risco na Arena. Se um ou outro lance tivesse um detalhe diferente, as coisas poderiam ter terminado em final trágico.

Depois de um tempo recuamos, aí pedi para o time subir mais. No segundo tempo voltamos mais altos, mas o Ceará voltou melhor. Depois existia uma preocupação, porque alguns jogadores deles batem bem na bola, teve bola na trave, então é normal a preocupação

Fábio Carille, admitindo que ficou incomodado com a atuação da equipe

Torcida cobra concentração em jogos pequenos

Tem sido uma marca do Corinthians em 2019: em clássicos as atuações são muito boas, enquanto o padrão cai contra times de menor expressão. Essa oscilação tira o torcedor do sério, porque daria para economizar muitas unhas se o time mantivesse o mesmo nível em todas as partidas. Fora o receio de que em algum momento "aconteça uma tragédia".

Sofrimento vira até piada entre a Fiel

O nervosismo considerado desnecessário deixou os corintianos de coração acelerado nas redes sociais. De tanto sofrer, alguns resolveram descontar a ansiedade nos memes e assim deram nova roupagem ao inconformismo.

Problemas não são novidade em 2019

As piores atuações do Corinthians na temporada aconteceram contra times considerados com elencos inferiores, com destaque para a derrota para o Novorizontino e empate com o São Bento, ambos jogos da primeira fase do Campeonato Paulista. De lá para cá Fábio Carille parece ter encontrado uma forma mais eficaz para o time atuar, mas os jogos são quase sempre definidos no detalhe. A tensão em tese aumenta o cansaço não só físico mas também psicológico do time, que precisa estar atento o tempo todo em todos os jogos.

"Todo mundo quer tirar uma casquinha do Corinthians"

Na classificação anterior, contra a Ferroviária-SP no Campeonato Paulista, a alta dose de sofrimento já era assunto muito falado entre os jogadores do Corinthians. Tanto que Vagner Love disse com naturalidade que nenhuma partida do Alvinegro se torna fácil. "Contra o Corinthians todo mundo quer tirar uma casquinha, quer mostrar futebol até para poder aparecer, ser contratado por um time maior", alegou o atacante na ocasião, em tese que pode fazer sentido, mas por si só não explica os problemas do Timão em compromissos do tipo.

Por que o Corinthians oscila tanto na temporada?

Resultado parcial

Total de 1847 votos
50,62%
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
4,39%
MARCOS LIMONTI/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
44,99%
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Corinthians