PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

"Boi do Piauí"? Qual a origem de protesto da torcida são-paulina

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

14/02/2019 16h36

A eliminação antes da fase de grupos da Libertadores, após empate sem gols com o Talleres-ARG no Morumbi, fez com que a torcida do São Paulo protestasse na porta do estádio. Entre as palavras de ordem, um canto chamou atenção e chegou a virar trend topic do Twitter no Brasil.

"Boi, boi, boi, boi do Piauí, agora eu quero ver pra sair do Morumbi", bradaram os torcedores.

A manifestação viralizou em pouco tempo e até mesmo virou piada nas redes sociais. Mas como surgiu a rima? O UOL Esporte foi em busca da origem e, principalmente, do significado da expressão "Boi do Piauí".

Era normal 

Final do Paulista de 1977 entre Corinthians e Ponte Preta, no Morumbi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O grito já foi muito utilizado em outras épocas do futebol brasileiro. De acordo com o comentarista da ESPN e pesquisador Celso Unzelte, a primeira referência aconteceu em 1977. A torcida do Corinthians usou a canção para tirar sarro da Ponte Preta. 

"Na verdade, a primeira dessas referências vem de 77, Corinthians e Ponte: "Boi da cara preta, Corinthians campeão, pau no c... da Ponte Preta", lembra Unzelte. 

Diversas versões foram feitas em seguida para os mais diversos times, mas se perdeu no tempo pela falta de uso. 

"Para mim, com 50 anos, não soou tão diferente como para os outros. Era um grito comum de futebol. O que a torcida do São Paulo fez foi uma retomada de um coro comum em estádio. Cai em desuso porque não tem mais duas torcidas para provocar. Teve muito clássico com com número menor pessoas, não é mais o Morumbi dividido como era", completa Unzelte.

Palmeiras x Corinthians

Em 1993 o atacante Viola, jogando pelo Corinthians, imitou um porco ao marcar contra o Palmeiras na final do campeonato paulista - Ormuzd Alves-25.set.1994/Folhapress - Ormuzd Alves-25.set.1994/Folhapress
Imagem: Ormuzd Alves-25.set.1994/Folhapress

A rima ficou popular nos anos 90. O clássico entre Corinthians e Palmeiras teve sua versão. Na época, corintianos usavam a canção para dizer que o atacante Viola era melhor do que Evair, ídolo palmeirense.

"Boi, boi, boi, boi do Piauí, Viola é seleção, pau no c... do Evair", gritaram.

Os palmeirenses também deram uma forma de usar o animal para rebater: "Boi, boi, boi, boi do Maranhão, Evair é artilheiro e também o campeão".

Origem e fidelidade

Infidelidade  - Ilustração/Lumi Mae - Ilustração/Lumi Mae
Imagem: Ilustração/Lumi Mae

Uma das definições diz que, na expressão popular, boi do Piauí significa "marido de mulher infiel". A gíria, de acordo com o autor Mauro Mota no livro "Os bichos na fala da gente", é utilizada pelo povo nordestino. 

Por falar no Nordeste, é de lá que vem a expressão. Uma música de domínio popular cita: "O meu boi morreu, o que será de mim? Mande buscar outro, oh Morena, lá no Piauí". 

A expressão também é utilizada na música "Pequeno Mapa do Tempo", de Belchior.

Zoeira

Independentemente da origem, fato é que o protesto da torcida tricolor não foi perdoado e virou piada nas redes sociais. Muitos torcedores de times rivais ironizaram a rima.


(___)
    (o   o)____/
     @@                     \  \
           \ _____/
           / /            / / 
          ^^             ^^
Você acaba de receber o boi do Piauí. Repasse pra 10 amigos ou você não sairá do Morumbi.

São Paulo