Topo

Bahia aproveita fim de contrato e tenta repatriar Dante, ex-seleção

VALERY HACHE/AFP
Imagem: VALERY HACHE/AFP

Marcus Alves

Colaboração para UOL, em Lisboa (Portugal)

16/01/2019 04h00

Com o seu contrato se encerrando com o Nice em junho de 2019, Dante recebeu consulta para reforçar o Bahia nesta temporada. Torcedor assumido da equipe, o zagueiro de 35 anos já confessou diversas vezes o seu sonho de encerrar a carreira no clube do coração. Procurado para voltar a Salvador, sua terra natal, ele afirmou, no entanto, que deverá inicialmente prorrogar o seu vínculo na França.

Embora o acordo ainda não tenha sido anunciado, o ex-jogador da seleção, que participou da Copa do Mundo de 2014, mantém conversas neste sentido desde o início do semestre passado para estender o seu contrato por mais duas temporadas.

Nos últimos dias, o Nice se viu empurrado para dentro de uma crise que resultou na saída de seus atuais presidentes e diretor de futebol, ambos em conflito com os investidores chineses. A situação deixou o futuro do time nebuloso e nem mesmo o técnico Patrick Vieira, ex-volante do Arsenal e Inter de Milão, tem o seu lugar garantido no momento.

Pessoas ligadas ao Bahia confirmaram ao UOL Esporte o contato com Dante em um namoro que se arrasta desde a gestão anterior tricolor.

Titular no futebol francês, o atleta esteve, inclusive, em Salvador no fim do ano para descansar durante a pausa de inverno da Ligue 1.

Morando longe da capital baiana desde os 16 anos, Dante costumava frequentar as arquibancadas da Fonte Nova durante as férias, mas, agora mais famoso, ficou complicado. Na cidade, ele atuou apenas pelo Galícia, tradicional time da colônia espanhola que já foi o segundo maior do Estado. De lá, saiu para se profissionalizar no Juventude.

Mesmo com idade elevada, o defensor mantém excelente forma no Nice e participou de 20 dos 22 jogos do clube na temporada. Ele carrega, inclusive, excelente média no L'Equipe, principal jornal esportivo francês, com uma nota de 5,32, considerada muito boa para os padrões do periódico.

A despeito da crise nos bastidores e da falta de resultados no último mês - somente uma vitória em cinco jogos -, o Nice se encontra a apenas quatro pontos do quarto lugar no campeonato, o que garantiria uma vaga na Liga Europa em 2019/2020.

Sem uma resposta positiva por parte do veterano, o Bahia contratou Ernando, que rescindiu com o Inter. O ex-colorado brigará por posição com Lucas Fonseca, Jackson, Tiago, Everton, Ignacio e Jaques. Existe a chance de saída de Tiago para o exterior nesta janela de transferências.