Topo

Como Felipão pretende fechar a lista de inscritos do Palmeiras no Paulista

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

15/01/2019 04h00

O Palmeiras tem até esta quinta-feira (17) para definir os 26 inscritos na lista principal do Campeonato Paulista, três dias antes da estreia contra o Red Bull, no domingo (20), fora de casa. Mas o que Felipão vai levar em conta para montar o quebra-cabeça? A resposta passa pelo rodízio que ele pretende implantar no time titular, pelas condições físicas dos jogadores neste começo de ano e até por possíveis convocações para a seleção.

Dos 36 atletas que começaram o ano no elenco profissional, três certamente ficarão de fora da lista: Willian, que está lesionado e só volta no segundo semestre; Yan, que por ter vindo da base pode ser colocado na "lista B" do Paulistão, sem limite de inscrições; e Allione, que está com empréstimo encaminhado para o Rosario Central, da Argentina. Os outros 33 disputam as 26 vagas.

Condições físicas

Felipão já avisou que alguns atletas não poderão jogar a estreia por questões físicas, e oito nomes iniciaram o ano com trabalhos específicos na pré-temporada: Jean, Edu Dracena, Moisés, Guerra, Fabiano, Raphael Veiga, Yan e Allione. O clube, aliás, se irritou com o calendário do Paulistão, que tem quatro partidas em dez dias em janeiro, quando os jogadores estão mais expostos a lesões, e o mesmo número de jogos espalhado por todo o mês de fevereiro. O condicionamento será um dos pontos principais para definir quem entra e quem fica fora da lista.

Rodízio

Assim como em 2018 e até por planejamento devido a uma maratona desgastante logo de cara em janeiro, o Palmeiras fará um rodízio de titulares a cada partida. Para isso, Felipão precisa de pelo menos dois atletas com características semelhantes ou que façam funções parecidas para cada posição. Isso vai entrar na conta para definir os 26 nomes da lista, distribuindo bem os jogadores por setor do campo.

Convocações

Felipão já demonstrou preocupação com as datas-Fifa de março, quando as seleções nacionais serão convocadas e ele deve perder alguns jogadores - o calendário do futebol brasileiro novamente não vai parar nessas ocasiões. Os principais nomes que podem ser convocados são Gustavo Gómez, pelo Paraguai, e Borja, pela Colômbia. Também podem estar no radar da seleção brasileira atletas como Dudu e Bruno Henrique.

Tempo de observação

Dos cinco jogadores que retornam de empréstimo ao Palmeiras, apenas Allione tem seu futuro encaminhado. Já Fabiano, Juninho, Raphael Veiga e Erik serão observados pela comissão técnica e alguns ainda podem ser negociados em caso de boa proposta. Esses jogadores não devem ser inscritos a princípio, já que Felipão ainda não teve tempo suficiente para avaliá-los e disse que não quer "prejudicar" os jogadres, uma vez que eles ainda podem atuar por outra equipe.

Estratégia

O Palmeiras tem a ideia de postergar o máximo possível a entrega da lista completa de 26 nomes. Nesta quinta, o mais provável é que a primeira versão enviada à Federação Paulista contenha cerca de 20 atletas. À medida que a comissão técnica for avaliando o elenco e os jogadores ganhem mais condicionamento, Felipão deve inscrever novos nomes aos poucos. O prazo final para completar a lista na primeira fase é 1º de março. Já no mata-mata, os clubes poderão realizar até quatro trocas de jogadores.