Topo

Corinthians inova e lança "gol inteligente" para treinar reação dos atletas

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

14/01/2019 16h58

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira (14) o lançamento de uma nova ala do Lab R9, parte do departamento de futebol que é voltada à biomecânica e prevenção de lesões. Trata-se do "Smart Gol", um aparelho que dispara bolas por meio de um canhão e em seguida determina onde o jogador deve chutar.

A estrutura já está instalada no CT Joaquim Grava e deve ser utilizado por atletas do profissional e das categorias de base. O lançamento oficial do espaço está programado para esta terça-feira (15), durante treino do elenco principal.

A proposta é testar a reatividade dos jogadores, pois o aparelho pode aprimorar domínio, passe, velocidade e rápida reação por estímulo. De acordo com o clube, o equipamento é inédito no Brasil e será usado na preparação física e na reabilitação de atletas lesionados.

A aparelhagem é controlada por smartphone e cria uma espécie de circuito. Funciona da seguinte forma: o atleta recebe uma bola disparada por um canhão - com precisão e velocidade de passe de jogo -, vê em qual alvo do gol eletrônico é sinalizado por luzes de LED e então tenta acertar este local específico. 

Segundo o anúncio feito pelo Corinthians, o projeto foi desenvolvido pelo fisioterapeuta Luciano Rosa e levou cerca de dois anos estar adaptado às necessidades de preparação física e de recuperação de atletas. No mundo, o Borussia Dortmund (ALE) usa tecnologia similar.