Topo

Conheça o pequeno estádio espanhol que tem uma lareira no vestiário

Vestiário do Estádio Santa Catalina se destaca por ter uma lareira das mais tradicionais - Reprodução/Facebook
Vestiário do Estádio Santa Catalina se destaca por ter uma lareira das mais tradicionais Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/01/2019 04h00

O estádio é simples, com capacidade para apenas três mil pessoas, que ficam na arquibancada única posicionada em uma das laterais do campo. O time que o utiliza também é modesto: o CD Praviano disputa a quarta divisão da Espanha. Mesmo assim, o estádio Santa Catalina tem um diferencial que faz dele um destaque mundial: uma lareira no vestiário.

E não é um sistema avançado de aquecimento. Trata-se de uma lareira tradicional mesmo, daquelas encontradas facilmente em casas de campo, feita de alvenaria e com tijolo à vista no acabamento. Por isso, o vestiário do Santa Catalina é conhecido como um dos mais quentes e acolhedores da Espanha.

Essa mordomia só existe no vestiário do mandante, no caso, o CD Praviano. Quem visita a equipe de Pravia precisa encarar uma instalação comum de estádio pequeno.

O Santa Catalina é municipal e foi construído em 1950. Na obra original, nada de lareira. Esse toque charmoso foi dado em uma das reformas feitas no estádio, na década de 1980, a pedido do então presidente do clube que o utiliza, Alberto Morán.

A ideia do dirigente era amenizar o frio e o efeito das chuvas que fazem as temperaturas na cidade chegarem a 0ºC. Diante de frequentes queixas dos jogadores sobre o frio em dias de partidas, o presidente aproveitou as obras municipais para requisitar a lareira. Foi atendido.

Abastecer o vestiário com lenha, inclusive, é uma tarefa extra de Jorge Pérez, o funcionário que cuida do gramado e das demais instalações do estádio de Pravia, cidade localizada no norte da Espanha.

Assim, uma cena inusitada se tornou normal no Santa Catalina: ao lado da lousa usada para o treinador passar as instruções à equipe está uma lareira tradicional, com sua chaminé, no canto do vestiário de um time profissional.