Topo

Neymar marca, mas azarão vira e elimina PSG da Copa da Liga Francesa

Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Do UOL, em São Paulo

09/01/2019 20h02

O PSG amargou seu primeiro vexame na temporada. Nesta quarta-feira (9), a equipe de Paris saiu na frente, mas levou a virada do Guingamp, lanterna do Campeonato Francês, e perdeu por 2 a 1 em pleno Parque dos Príncipes. O resultado custou a eliminação para o time de Neymar nas quartas de final da Copa da Liga Francesa. O brasileiro fez o gol dos donos da casa, enquanto Ngbakoto e Thuram marcaram para os visitantes.

Classificado à semi, o Guingamp se junta ao Strasbourg, que eliminou o Lyon, Monaco, que bateu o Renners, e Bordeaux, que levou a melhor contra o Le Havre.

Pelo Campeonato Francês, o líder PSG visita o Amiens no próximo sábado (12), enquanto o Guingamp, lanterna da competição, recebe o Saint Étienne no mesmo dia.

Quem foi bem: Thuram

Thuram - Anne-Christine Poujoulat/AFP - Anne-Christine Poujoulat/AFP
Imagem: Anne-Christine Poujoulat/AFP

O atacante do Guingamp foi para a bola no primeiro pênalti à favor dos visitantes, mas isolou a cobrança. Porém, Thuram se redimiu nos minutos finais ao sofrer nova penalidade e calar o Parque dos Príncipes ao dar a vitória para sua equipe.

Quem foi mal: defesa do PSG

Foram três pênaltis no segundo tempo. O Guingamp até perdeu o primeiro, cometido por Meunier em Blas, mas depois converteu os dois outros para ficar com a vitória. No segundo lance, Bernat derrubou Coco em choque ombro com ombro. O juiz Benoit Bastien checou o árbitro de vídeo (VAR), mas confirmou a infração. Por fim, Kherer cometeu falta dentro da área em Thuram. Uma lambança atrás da outra.

PSG pressiona no 1º tempo, mas assusta pouco

Como já era esperado, o PSG tomou conta da posse de bola no primeiro tempo e pressionou o adversário. Algumas das jogadas de perigo saíram dos pés de Neymar, mas os donos da casa assustaram pouco. Entre as principais jogadas, Mbappé acertou a trave logo aos dois minutos. Depois, Diaby completou belo lançamento do camisa 10, mas chutou para fora. Di María ainda bateu por cima do gol, e Mbappé perdeu chance dentro da área na reta final.

O que é isso, Thuram?

O Guingamp assustou no começo do segundo tempo com Coco, mas a melhor chance veio mais tarde. Aos 13 minutos, Meunier cometeu pênalti em Blas. Thuram foi para a bola, mas mandou muito longe do gol.

Neymar marca e iguala Lucas Moura

O gol perdido custou caro para os visitantes. Pouco mais de um minuto depois, Meunier se redimiu do pênalti e cruzou na medida para Neymar escorar de cabeça e marcar. Com o gol, o camisa 10 chegou aos 46 com a camisa do PSG e igualou Lucas Moura como 14º maior artilheiro da história do clube.

Cavani perde gol feito

O atacante uruguaio começou a partida no banco, mas entrou no começo do segundo tempo no lugar de Di María. Quando o PSG já vencia por 1 a 0, Cavani perdeu gol feito. Ele bateu de primeira após cruzamento rasteiro da esquerda, mas mandou para fora na entrada da pequena área.

Guingamp empata e vira

Os visitantes tiveram mais uma penalidade, após o árbitro marcar pênalti de Bernat em Coco. Desta vez, Ngbakoto, que tinha entrado pouco tempo antes, bateu no canto e empatou o jogo. Já nos acréscimos, Thuram foi derrubado na área em mais um pênalti. O próprio foi para a bola e não desperdiçou desta vez. No fim, o PSG ainda pediu penalidade a seu favor, mas a arbitragem mandou seguir.

FICHA TÉCNICA
PSG 1 X 2 GUINGAMP

Data e horário: 9 de janeiro de 2019, às 18h05 (de Brasília)
Local: Parque dos Príncipes, em Paris (França)
Árbitro: Benoit Bastien
Auxiliares: Frederic Haquette e Hicham Zakrani
Gols: Neymar, aos 18 do 2º tempo, Ngbakoto, aos 36 do 2º tempo, Thuram, aos 47 do 2º tempo

PSG: Areola; Meunier, Kherer, Thiago Silva e Bernat; Marquinhos (Verratti), Draxler (Daniel Alves), Neymar, Diaby e Di María (Cavani); Mbappé
Técnico: Thomas Tuchel

GUINGAMP: Johnsson; Traoré, Kerbrat, Eboa Eboa e Rebocho; Deaux, Phiri e Blas; Coco, Mendy (Ngbakoto) e Thuram
Técnico: Jocelyn Gourvennec