PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Com Sampaoli, Santos tenta evitar maior jejum de títulos do século 21

Jorge Sampaoli iniciará trabalho no Santos no Campeonato Paulista, contra a Ferroviária - Miguel Schincariol/AFP
Jorge Sampaoli iniciará trabalho no Santos no Campeonato Paulista, contra a Ferroviária Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

27/12/2018 04h00

Acostumado a taças nos últimos anos, o Santos do técnico Jorge Sampaoli, apresentado na semana passada, tentará na próxima temporada evitar o maior jejum sem títulos do time no atual século. Desde 2001, o clube alvinegro nunca passou três anos sem um troféu.

Bicampeão estadual em 2015 e 2016, o Santos passou em branco na atual temporada e também na anterior. Em 2018, foi eliminado pelo Palmeiras na semifinal do Paulista. Na edição 2017 do Estadual, a Ponte Preta derrotou a equipe santista nas quartas de final. No Brasileirão do ano passado, foi terceiro colocado. Nesse ano, ficou em décimo lugar. A equipe também foi eliminada em duelos de mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil.

O Estadual foi o campeonato cujo Santos obteve os melhores resultados no século. Antes do bi de 2015 e 2016, o time foi tricampeão em 2010, 2011 e 2012, além de erguer a taça em 2006 e 2007. A equipe também faturou dois brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa.

O século 21 começou de forma avassaladora para o Santos. Depois de ficar três anos sem títulos, o time conquistou o Campeonato Brasileiro 2002 - antes, havia vencido a Copa Conmebol, em 1998. Em 2004, os santistas repetiram a dose no Brasileirão e ergueram a cobiçada taça.

O início da era Neymar, anos depois, evitou que o Santos completasse o terceiro ano sem troféus. Após duas temporadas de seca, o clube conquistou dois títulos em 2010: o Paulista e a Copa do Brasil. A boa fase foi mantida em 2011, com outro Estadual e a Libertadores. No ano seguinte, os santistas ainda garantiram o tri paulista e a Recopa Sul-Americana.

No começo de 2015, o Santos vivia situação similar à atual. Vindo de dois anos sem conquistas, o clube conseguiu se sagrar campeão do Paulista em cima do Palmeiras. No ano seguinte, derrotou o Audax na decisão e levou o bi.

Além do Paulistão, o Santos buscará os títulos do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Os adversários nas competições eliminatórias serão o Altos, do Piauí, e o River Plate, do Uruguai, respectivamente.

Futebol