Topo

Tite reclama de calendário brasileiro e revela conversa com CBF por mudança

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2018 11h24

Desde a Copa do Mundo, Tite vem sofrendo com o calendário do futebol brasileiro, que não para nas datas Fifa. Nas duas convocações desde o Mundial, precisou lidar com críticas duras de dirigentes de clubes do Brasil e torcedores, dosar minutos e ver atletas pegarem voos às pressas para poderem atuar em jogos importantes por suas equipes.

Nesta sexta-feira (26), depois de convocar a seleção com apenas um atleta que atua no Brasil (Dedé, do Cruzeiro), Tite criticou o calendário e revelou conversas em andamento com o diretor executivo da CBF, Rogério Caboclo, para tentar mudar o cenário.

"Tivemos uma reunião Caboclo, eu e Edu, no sentido de tentar reconduzir isso. É desconfortável, traz prejuízo a clube, seleção, atleta e entidade. Existem algumas amarras também de Conmebol, e conversamos no sentido de retirar esse problema. Prejudica, sim", afirmou.

Leia também:

Para ilustrar o raciocínio, Tite citou Paquetá e revelou preocupação com a integridade física dos atletas, que deixam a seleção às pressas para atuar pelos clubes dias depois de entrarem em campo com a camisa amarela.

"Será que o Paquetá, se não tivesse vindo para a seleção, teria sido vendido por esse valor? Será que se eu tivesse ele mais tempo aqui, ele poderia estar na equipe titular? Então estamos tentando resolver esse problema. Daqui a pouco a integridade física do atleta pode estar em jogo. Há espaço para melhoria, sim, e estamos conversando".

Confira a lista completa dos convocados da seleção brasileira:

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Brazão (Cruzeiro) e Éderson (Manchester City-ING)

Defensores: Dedé (Cruzeiro), Danilo (Manchester City-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Internazionale-ITA) e Pablo (Bordeaux-FRA)

Meio-campistas: Allan (Napoli-ITA), Arthur (Barcelona-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Paulinho (Guangzhou-CHN), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Walace (Hannover-ALE)

Atacante: Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (PSG-FRA), Richarlison (Everton-ING), Willian (Chelsea-ING).