Topo

Tite abre mão de jogadores que atuam no país para não desfalcar Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

26/10/2018 11h13

Nesta sexta-feira (26), Dedé foi o único jogador que disputa o Campeonato Brasileiro convocado por Tite para os amistosos contra Uruguai e Camarões, que serão disputados nos dias 16 e 20 de novembro, respectivamente. De acordo com Edu Gaspar, a comissão técnica decidiu não desfalcar os clubes na reta final da competição nacional.

Ainda segundo o coordenador de seleções da CBF, Dedé se enquadra em uma "situação especial" construída em conjunto pela comissão técnica de Tite e com o Cruzeiro. O clube foi campeão da Copa do Brasil neste ano e já garantiu classificação para a Libertadores do ano que vem. Além disso, está longe da briga pelo título e não está ameaçado pelo rebaixamento.

Leia também:

Dedé deve desfalcar o Cruzeiro nos jogos contra Corinthians, dia 14/11, no Mineirão, e São Paulo, dia 18/11, no Morumbi. As partidas são válidas respectivamente pelas rodadas 35 e 36 do Brasileirão. Depois delas, restarão apenas duas, o que explica o temor da comissão técnica da seleção brasileira de desfalcar os clubes.

"Procurando ter o bom senso, agora de que há um prejuízo pessoal de não ter um Paquetá, um jogador do Palmeiras, do Corinthians: sim, ele é inevitável, não adianta ficar desdizendo em relação a isso", disse Tite, na entrevista coletiva concedida após a convocação. Nela, o treinador ainda elogiou o zagueiro do Cruzeiro.

"Sobre Dedé, eu não premio, eu constato. Não é só o fato de ter passado e superado. Se não estivesse jogando bem, não estaria aqui. Seleção não é favor pra ninguém. Seleção premia conduta pessoal e profissional. Ele traz um plus, uma capacidade de superação. Eu usei na palestra, eu passei pela angústia e os desafios que ele passou. Sei, por ser professor de educação física. Não é o problema para o jogador de ficar no banco, é estar impossibilidade de exercer sua atividade profissional", exaltou.

Além de Dedé, o único convocado que atua no Brasil é o goleiro Brazão, revelação do Cruzeiro. Ele já treina com Fábio e Rafael no elenco profissional, mas ainda disputa partidas com as equipes de base. Tite tem convocado jogadores sub-20 da posição desde a Copa do Mundo.

Os amistosos contra Uruguai e Camarões acontecem em Londres. 

Confira a lista completa dos convocados da seleção brasileira:

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Brazão (Cruzeiro) e Éderson (Manchester City-ING)

Defensores: Dedé (Cruzeiro), Danilo (Manchester City-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Internazionale-ITA) e Pablo (Bordeaux-FRA)

Meio-campistas: Allan (Napoli-ITA), Arthur (Barcelona-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Paulinho (Guangzhou-CHN), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Walace (Hannover-ALE)

Atacante: Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (PSG-FRA), Richarlison (Everton-ING), Willian (Chelsea-ING).