Topo

Seleção Brasileira: convocação marca fim de testes e janela para novidades

Tite, técnico da seleção brasileira, durante jogo contra a Argentina - Pedro Martins / MoWA Press
Tite, técnico da seleção brasileira, durante jogo contra a Argentina Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Pedro Ivo Almeida e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

25/10/2018 20h00

Tite convoca nesta sexta-feira, pela última vez em 2018, a seleção brasileira. A lista de jogadores que enfrentarão o Uruguai no dia 16 de novembro e Camarões no dia 20, em Londres, encerrará o período definido entre comissão técnica e o coordenador Edu Gaspar para testes. A partir de 2019, o foco passa a ser a preparação do grupo para a Copa América, em junho do ano que vem, no Brasil.

Com isso em vista, a comissão tem observado possíveis novidades. A principal delas é Allan, volante do Napoli, titular absoluto na Itália há três temporadas. O jogador já foi sondado pela seleção italiana sobre uma possível naturalização, mas deixou claro que prefere defender o Brasil. Com menos chegada ao ataque, gera dúvidas em Tite e seus auxiliares sobre o encaixe no esquema tático.

Outro nome que vem sendo observado é o de David Neres, do Ajax. Com diversas opções jovens, Tite vem fazendo experiências com atacantes de lado de campo: Richarlison, Malcom e Lucas Moura tiveram oportunidades nas últimas datas Fifa, em setembro e outubro.

Neres foi um dos principais destaques do tradicional clube holandês na temporada passada, com 14 gols. Técnico e agora com mais experiência na Europa, o atacante está faz tempo no radar de Tite.

Possíveis novidades a parte, os amistosos também servirão para consolidar os testes realizados nas últimas quatro partidas. Arthur, Richarlison e Paquetá impressionaram a comissão técnica, e largam à frente na disputa por um lugar cativo. Os dois primeiros estiveram nas últimas duas convocações, e atuaram contra EUA, El Salvador, Arábia Saudita e Argentina. Paquetá ficou de fora contra os argentinos e os sauditas, por conta da participação do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil.

Há ainda algumas e disputas, envolvendo remanescentes do Mundial. Para a lateral esquerda, foram convocados Marcelo, Filipe Luís e Alex Sandro – os confrontos em Londres devem definir dois nomes para a preparação visando a Copa América.

Na defesa, a situação é similar: Marquinhos, Thiago Silva, Miranda, Felipe, Eder Militão, Dedé e Pablo tiveram oportunidades. Dos sete, Marquinhos é quem tem a permanência mais garantida.

O Brasil venceu todos os amistosos disputados desde a eliminação na Copa do Mundo. Nos EUA, em setembro, bateu os donos da casa (2 a 0) e El Salvador (5 a 0). Na Arábia Saudita, vitórias sobre os anfitriões (2 a 0) e Argentina (1 a 0).