Topo

Jogo ruim de Moisés e suspensão no Brasileirão abrem espaço para Lucas Lima

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em Buenos Aires (ARG)

25/10/2018 12h00

A baixa produtividade ofensiva de Moisés na derrota por 2 a 0 para o Boca Juniors, na última quarta-feira (24), em La Bombonera, e o fato de Lucas Lima estar suspenso para o jogo deste sábado (27) contra o Flamengo, pelo Brasileirão, abrem espaço para que Felipão faça mudanças no meio-campo do Palmeiras visando o jogo de volta da semifinal da Libertadores. O alviverde precisa vencer o Boca por três gols na próxima quarta (31), no Allianz Parque, para avançar à decisão no tempo normal.

Um dos jogadores com mais moral com a torcida e a comissão técnica, Moisés esteve longe de apresentar seu melhor futebol na Bombonera. Se por um lado foi importante na marcação, na qual o Palmeiras baseou seu plano de jogo, o camisa 10 falhou na tarefa de distribuir passes perigosos e ajudar a equipe a sair da defensiva quando roubava a bola. A queda de produção foi acentuada principalmente no segundo tempo.

LEIA MAIS

Moisés não foi o único palmeirense que esteve individualmente abaixo de seu normal contra o Boca - as partidas de Dudu, Willian e Borja, por exemplo, também foram mais vontade do que inspiração. Mas como Felipão pode fazer uma troca simples nesse setor para deixar o Palmeiras naturalmente mais leve e criativo, como pedirá o jogo da volta, Lucas Lima surge com possibilidade de ganhar a vaga.

Um fator que reforça essa possibilidade é que o camisa 20 está suspenso para o jogo do fim de semana contra o Flamengo, por um polêmico cartão amarelo recebido na rodada passada contra o Ceará. Desta forma, estará descansado para enfrentar os argentinos se for escolhido por Felipão.

Depois de receber o cartão contra o Ceará, Lucas Lima disse ter brincado com o árbitro: "pô, eu só jogo no Brasileiro e você conseguiu me tirar contra o Flamengo". Agora, porém, o faro de ficar fora do confronto direto no Brasileirão pode ajudar o meia a realizar um desejo que já tem há muito tempo, o de retomar a vaga de titular na Libertadores.

Um dos principais reforços do Palmeiras para 2018, Lucas Lima começou o ano em alta, mas perdeu a titularidade para Moisés ainda no primeiro semestre por não conseguir cumprir todas as orientações táticas que o então treinador Roger Machado desejava de seu armador. O meia trabalhou para melhorar e tem colhido os frutos: vive ótima fase, tem entrado mais na área e feito gols, voltando a ter seu nome festejado pela torcida após um período de turbulência no qual chegou a ser vaiado.

Antes de pensar no Boca, porém, Felipão precisará quebrar a cabeça para montar o time contra o Flamengo. O Palmeiras está com quatro atletas suspensos, e o treinador já reconheceu que deve dosar forças nessa partida pensando em chegar nas melhores condições possíveis para o duelo com os argentinos na semana que vem. Uma das poucas certezas é que Lucas Lima, que verá de fora o jogo de sábado, estará ansioso por uma chance na quarta-feira.