PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Palmeiras se prepara para rever torcida após série desgastante fora de casa

Último jogo do Palmeiras em casa foi a ida contra o Cruzeiro, em 12 de setembro - Paulo Whitaker/Reuters
Último jogo do Palmeiras em casa foi a ida contra o Cruzeiro, em 12 de setembro Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

29/09/2018 04h00

O Palmeiras vai voltar a jogar apoiado por sua torcida neste domingo (30), quando enfrenta o Cruzeiro no Pacaembu pelo Campeonato Brasileiro. Quase três semanas depois de sua última partida como mandante, a equipe se prepara para minimizar os efeitos de uma maratona desgastante como visitante, que incluiu quatro jogos duros e viagens constantes em apenas 10 dias.

A série fora de casa começou em 16 de setembro, com um empate por 1 a 1 com o Bahia pelo Campeonato Brasileiro em Salvador. Quatro dias depois, o Palmeiras venceu o Colo-Colo no Chile por 2 a 0, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Já no último domingo (23), bateu o Sport por 1 a 0 em Recife, novamente pelo Brasileirão. Por fim, empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro na quarta-feira (26), resultado que causou a eliminação na semifinal da Copa do Brasil.

Durante todo esse tempo, o Palmeiras quase não ficou em São Paulo. A delegação voltou à capital paulista após enfrentar o Bahia, mas partiu no dia seguinte para Santiago. Depois do jogo com o Colo-Colo, voou direto para Recife, onde chegou na sexta à noite. Treinou sábado, jogou domingo com o Sport e depois viajou já para Belo Horizonte para se preparar para o duelo contra o Cruzeiro.

A volta para a Academia de Futebol aconteceu apenas na última quinta-feira (28). Os jogadores, inclusive, se reapresentaram pela manhã para já irem se adaptando ao jogo de domingo, que acontecerá às 11h. Com o desgaste acumulado pelas viagens, é certo que o técnico Luiz Felipe Scolari manterá o sistema de rodízio e deve escalar uma equipe majoritariamente reserva diante do Cruzeiro.

Em ótimas condições em duas competições na temporada - é vice-líder do Brasileiro e tem a vaga na semifinal da Libertadores encaminhada -, o Palmeiras não deve encontrar clima negativo com o torcedor mesmo com a eliminação recente na Copa do Brasil para o mesmo Cruzeiro. A reação do clube desde a queda de quarta-feira tem sido no sentido de mobilização para que o time não perca o embalo na briga pelos dois troféus ainda em disputa.

O reencontro com a torcida no Pacaembu será o primeiro de uma série de três partidas seguidas como mandante no estádio municipal pelo Brasileirão, já que o Palmeiras também transferiu para o local os jogos contra Grêmio (14/10) e Ceará (21/10), por conta de shows que acontecerão nessas datas no Allianz Parque. O duelo contra o Colo-Colo na próxima quarta, por outro lado, está confirmado para o Allianz.

Futebol