Time de futebol pinta vestiário visitante de rosa para acalmar rivais
Um time de futebol da segunda divisão da Inglaterra, o Norwich City, encontrou um método inusitado para tentar levar vantagem em seus jogos e voltar a disputar a Premier League. A diretoria decidiu pintar os vestiários do time visitante em seu estádio de rosa para que os rivais entrassem em campo mais calmos.
Diretor esportivo da equipe, Stuart Webber revelou a torcedores que a prática tem o objetivo de diminuir o nível de agressividade dos oponentes e que, inclusive, poderia reduzir os níveis de testosterona dos atletas. A informação curiosa foi revelada pelo jornal Eastern Daily Press.
A cor rosa já é usada em algumas prisões americanas para amenizar o sentimento agressivo e promover empatia. A técnica também foi usada durante anos no futebol americano universitário. Na Universidade de Iowa, por exemplo, os adversários precisavam conviver com um vestiário todo em rosa. Mais que isso: os banheiros também eram da mesma tonalidade, incluindo os mictórios e os tetos. A ideia foi do ex-treinador Hayden Fry, que tinha mestrado em psicologia.
Mas será que a nova pintura do Norwich City vai ajudar o time a ter resultados melhores? É difícil responder à questão, mas muitos estudos apontam que a cor, de fato, influencia nas emoções. O estudo por trás da escolha do rosa é de Alexander G. Schauss: em 1979, ele verificou que uma certa tonalidade de rosa foi associada a uma diminuição de curto prazo na agressividade. Chamou a cor de Baker-Miller Pink - em homenagem ao diretor da prisão em que fez a experiência. Estudos subsequentes também descobriram que esse tom de rosa também poderia atuar como um supressor natural de apetite.
O livro ‘A Psicologia Das Cores: Como as Cores afetam a emoção e a razão’ foi escrito pela socióloga e psicóloga alemã Eva Heller e também é referência na área. A publicação explora a relação das cores com os sentimentos e diz que essa interação não se dá apenas por questões de gosto, mas por experiências universais profundamente enraizadas na linguagem e no pensamento.
A ciência milenar chinesa Feng Shui também fala em forte efeito psicológico das cores. “Nós seres humanos somos muito visuais e somos influenciados pela simbologia de tudo. E tudo o que vemos é cor e forma. Então, quem conhece um pouco da simbologia e seus significados pode se favorecer”, conta a consultora Cris Ventura.
O Feng Shui estuda os efeitos das energias do ambiente e é dividido nas polaridades Yin e Yang, que simbolizam as duas forças primárias de ch'i. Yin é o princípio passivo enquanto Yang, o princípio ativo da natureza. “O rosa representa a energia feminina no Yin. É uma cor mais introspectiva, remete à delicadeza e representa os relacionamentos e o amor. É para acalmar. Essa cor não deixa de ser tranquilizante e favorece essa energia mais afetuosa, mais delicada. Realmente não é uma cor de ação, atitude, agressividade”, conta.
Se o rosa não favorece a prática do futebol, por outro lado o Norwich City acertou na escolha do seu próprio vestiário ao pintá-lo de branco brilhante - e ainda decorar o espaço com frases motivacionais para os atletas. “O branco é a cor da atenção, assim como o amarelo. O branco representa a claridade e remete à energia masculina”, conta.
Até agora, o rosa ainda não mostrou força. O Norwich fez quatro jogos em casa na temporada, perdeu dois e levou oito gols.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.