Topo

Renato Gaúcho vistoria estátua no Grêmio e dispara: "Você jogava pra c..."

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/08/2018 11h44

Renato Gaúcho foi convidado a conferir os detalhes da sua estátua, que está sendo construída para ser instalada na Arena do Grêmio. Entre pitacos e sorrisos, o ex-camisa 7 não titubeou e elogiou sua versão no passado.

No material de vídeo divulgado pela comunicação do Grêmio, Renato aparece olhando para seu exemplar mais jovem e dispara: "Você jogava pra c..., cara, sabia?", brincou.

A estátua está sendo concebida pelos artistas Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga, com a supervisão de uma comissão especial do Grêmio e também de Renato, que observou fotos da época da conquista do Mundial de 1983 para avaliar o que está sendo feito.

E não são apenas estes materiais observados para construção da obra. Também vídeos e qualquer imagem que remeta à época. Feições, camisa, calção, chuteiras, todos detalhes estão sendo controlados.

Em fase de 'conclusão de pose' a estátua neste momento é feita em argila e outros materiais maleáveis para que se possa efetuar qualquer correção em angulações de braços e pernas. A partir da aprovação de Renato, será feita a fase de colocação de molde em cerâmica e em seguida um processo de fundição em bronze e posicionamento em um pedestal de um metro de altura.

Inicialmente, o Grêmio pretendia inaugurar a estátua de Portaluppi na semana de aniversário do clube, em setembro. Mas tal data não será contemplada. Sem prazo definido, a ideia é ter a conclusão do processo até o fim do ano.