PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Vinicius Junior estreia com pedalada, mas United vence Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

31/07/2018 23h05

Vinicius Junior tem apenas 18 anos recém-completados, mas já pedalou e empolgou boa parte da torcida do Real Madrid nesta terça-feira (31). No entanto, a estreia do garoto com a camisa merengue poderia ter sido melhor, já que terminou com vitória do Manchester United por 2 a 1, em Miami, no torneio amistoso International Champions Cup.

Sem gols, mas sob aplausos, ele foi substituído aos 15 do segundo tempo (leia mais sobre a atuação abaixo). A partida também marcou a estreia de outros três nomes: o também brasileiro Fred, que fez seu primeiro jogo pelo United, o lateral Odriozola, que atuou como jogador do Real pela primeira vez, e o técnico Julen Lopetegui, que inicia uma nova era na equipe merengue após a saída de Zidane.

O clube inglês saiu na frente com Alexis Sanchez aos 17 do primeiro tempo, em cruzamento rasteiro de Damian. Nove minutos depois, aos 26, Mata aproveitou uma gigantesca bobeada da zaga do Real para acionar o chileno, que escorou de cabeça para Herrera encher o pé e surpreender Casilla.

Reserva de Navas, o goleiro merengue viu a bola passar sob suas pernas. Do outro lado, De Gea também não teve atuação brilhante, e há quem diga que ele poderia ter evitado o gol de Benzema aos 48 do primeiro tempo (veja os gols abaixo).

A estreia de Vinicius Junior

vinicius jr - Jasen Vinlove-USA TODAY - Jasen Vinlove-USA TODAY
Imagem: Jasen Vinlove-USA TODAY

A curiosidade se espalhou entre torcedores dos clubes brasileiros e europeus: como Vinicius Junior se sairia na estreia com a camisa do Real Madrid, ainda que em um torneio amistoso? Como se comportaria em campo?

Com versatilidade. Em mais de duas jogadas, foi preciso percorrer o olhar por todo o ataque do Real para descobrir de que lado estava Vinicius Junior naquele momento. O atacante teve a esquerda como prioridade, mas também surgiu pela direita e pelo centro do ataque.

A movimentação mostrou liberdade, mas foi obediente. Aos 15 minutos do primeiro tempo, por exemplo, a câmera flagrou o tímido ex-flamenguista perguntando a Bale de que lado deveria ficar. A resposta do galês indicou que ainda não era hora de inverter a posição novamente.

A vontade de mostrar seu talento ficou muito clara aos 23 do primeiro tempo, quando pedalou para cima de Mensah, levou a torcida à loucura (em Miami e na internet) e cruzou para a área. A zaga do United afastou, mas foi o suficiente para que até torcedores do Barcelona reconhecessem que “Esse Vinicius é coisa séria”, como escreveu um em inglês.

Benzema foi alvo de algumas piadas de brasileiros, apesar de ter marcado aos 48 do primeiro tempo e diminuído a diferença no placar. Em determinado momento, Vinicius deu bom passe para o francês, que perdeu a bola em seguida e foi comparado a jogadores do Flamengo nas redes sociais (veja exemplos abaixo).

Vinicius é parte do projeto de reconstrução do Real, que acaba de perder Cristiano Ronaldo para a Juventus, da Itália, e o técnico Zidane. O clube não vem seguindo seu perfil “galático” de contratações na atual janela de transferências. Resta saber se o desempenho na International Champions Cup, que começou com derrota, pautará ou não a necessidade de uma mudança de postura no mercado.

Futebol