Iraquianos fazem barba para disfarçar, mas são barrados de torneio sub-16
A Jordânia receberá, a partir desta quarta-feira (1º), o torneio sub-16 do Campeonato da Federação de Futebol do Oeste Asiático (Waff). Só que a competição já foi sacudida por uma denúncia antes mesmo do pontapé inicial.
Segundo informou a agência de notícias AFP, a Associação de Futebol do Iraque (IFA) impediu o embarque de pelo menos nove jogadores da seleção do país por suspeitas de falsificação de passaportes. As irregularidades foram descobertas em exames de rotina antes do embarque para a Jordânia. Uma fonte anônima citada pela agência disse o grupo barrado chegou a se barbear na tentativa de parecer mais jovem.
“As equipes técnica e administrativa da seleção sub-16 foram dispensadas, e ações legais serão tomadas contra os jogadores que falsificaram suas idades”, comunicou a IFA.
Não é, porém, o primeiro escândalo recente deste tipo no futebol iraquiano. Em maio, 18 jogadores foram acusados de fraude semelhante em documentos para disputar torneios de base – justamente o que motivou a dispensa da cúpula do time sub-16 desta vez.
As entidades envolvidas ainda não divulgaram informações a respeito da seleção iraquiana que disputará o torneio.
Torneio é preparação para competição continental
A edição 2018 do Campeonato da Waff sub-16 contará com cinco equipes: além do Iraque e da anfitriã Jordânia, também estarão em campo Iêmen, Japão e Índia. As duas últimas seleções entraram na chave, segundo a própria organização, para “fortalecer a esfera do intercâmbio cultural entre diferentes países”.
“O torneio é de particular importância para as equipes participantes, pois é considerado um curso preparatório para se classificar para a Copa Asiática”, diz o comunicado publicado pelo site da Waff.
Os torneios sub-16 e sub-19 da Copa da Ásia classificam times respectivamente para os Mundiais sub-17 e sub-20. O Iraque é justamente o atual campeão asiático sub-16, tendo conquistado o título em 2016.
A Copa da Ásia sub-16 de 2018 acontece em setembro, na Malásia, e terá as cinco seleções do torneio da Waff entre seus participantes. Já a Copa da Ásia adulta acontece em 2019, nos Emirados Árabes Unidos.
“O Campeonato sub-16 da Waff tem equipes que se classificaram para a Copa da Ásia sub-16 de 2018. Estamos entrando na última fase da preparação, e um de nossos principais objetivos desde janeiro era dar ao técnico a oportunidade de jogar contra equipes que se classificaram para o torneio de 2018”, disse Abhishek Yadav, diretor da Federação de Futebol da Índia (AIFF).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.