PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Com 3 zagueiros, Tuchel pode encerrar disputa entre T. Silva e Marquinhos

Marquinhos e Thiago Silva foram concorrentes na Copa do Mundo com a seleção - Bruno Domingos/Mowa Press
Marquinhos e Thiago Silva foram concorrentes na Copa do Mundo com a seleção Imagem: Bruno Domingos/Mowa Press

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

26/07/2018 04h00

A concorrência entre Marquinhos e Thiago Silva no Paris Saint-Germain vai acabar no Paris Saint-Germain. O aviso do treinador Thomas Tuchel aos brasileiros é de que o objetivo é consolidar um esquema com três zagueiros e, assim, garantir aos dois jogadores a titularidade ao lado do francês Kimpembe.

A conversa do alemão já aconteceu e serviu para garantir que ambos são essenciais ao plano tático. A disputa Thiago Silva e Marquinhos foi um dos problemas do ex-treinador do PSG, Unai Emery, e se estendeu à seleção brasileira. Às vésperas da Copa do Mundo, Tite mudou o time-base das Eliminatórias, colocando Thiago Silva no lugar de Marquinhos.

Na seleção, Marquinhos ficou incomodado por perder a posição para o companheiro de PSG. No clube francês, o cenário era bem diferente: Thiago Silva era quem mais sofria com Unai Emery.

O plano de Tuchel passa pela união dos dois jogadores após uma Copa do Mundo traumática para Marquinhos. Os dois defensores têm reapresentação marcada no PSG entre os dias 31 de julho e 1 de agosto, em Singapura, local em que o clube realiza a pré-temporada.

Tuchel ainda exige novo zagueiro

O esquema 3-4-3 do PSG de Tuchel ainda parece depender de reforço. A cobrança pública do treinador aos dirigentes no fim de semana foi por um zagueiro, além de laterais e um volante. O temor de Tuchel é sofrer dos mesmos problemas vividos no ex-clube, o Borussia Dortmund. Lá, ele tentou padronizar o time em esquema com três zagueiros. Lesões e suspensões, no entanto, o faziam abrir mão da preferência em vários jogos importantes.

De acordo com a imprensa francesa, uma das prioridades de Tuchel ao chegar no PSG foi a contratação do zagueiro italiano Leonardo Bonucci. Na ocasião, Thiago Silva e Marquinhos já estavam tranquilos pela informação do técnico da tentativa de consolidação do esquema 3-4-3.

O PSG ainda tem outros nomes especulados para a posição. O alemão Jérôme Boateng, do Bayern de Munique, tem negociação em andamento confirmada pelo clube alemão. Ele e Tuchel tiveram um encontro recente para falar sobre a contratação.

Futebol