PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Arena Corinthians recebe treino de VAR da CBF para Copa do Brasil

Marcos Paulo Rebelo/CBF
Imagem: Marcos Paulo Rebelo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 21h05

Os oito estádios que receberão jogos válidos pelas quartas de final da Copa do Brasil passarão por testes para implementação do árbitro de vídeo (VAR, da sigla em inglês). Nesta quarta-feira, a Arena Corinthians sedia o jogo entre Corinthians e Cruzeiro pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e tem uma sala reservada para televisores e profissionais da CBF que estarão em treinamento, além de estudos logísticos sobre posicionamento de câmera e outros detalhes. A ideia é que tudo esteja alinhado até a partida contra a Chapecoense, marcada para 1º de agosto.

Além do estádio do Corinthians, também receberão testes e treinamentos do VAR a Vila Belmiro e o Mineirão, onde jogam Santos e Cruzeiro, a Arena Condá, local do jogo de volta entre Chapecoense e Corinthians, Arena do Grêmio e Maracanã, palcos de Grêmio x Flamengo, e Arena Fonte Nova e Allianz Parque, onde se enfrentam Bahia e Palmeiras. Para todos os locais serão enviados operadores de vídeo e elementos estruturais, pois é a primeira vez na história em que o árbitro de vídeo será utilizado na competição.

Os testes já estavam previstos pela CBF e foram autorizados pelos clubes envolvidos, que estudam o melhor lugar de instalação da estrutura. Jogos do Campeonato Brasileiro serão usados para treinar a tecnologia, pois os jogos das quartas de final da Copa do Brasil estão previstos para 1 e 2 de agosto a ida e 15 e 16 a volta.

O árbitro de vídeo foi utilizado na Copa do Mundo da Rússia e alterou uma série de decisões de arbitragem regular.

Futebol