Topo

Tite fica fora da lista de 11 melhores técnicos do mundo; veja indicados

Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/07/2018 09h12

Sem a presença do técnico da seleção brasileira, Tite, a Fifa divulgou nesta terça-feira (24) os 11 concorrentes ao prêmio de melhor técnico na categoria futebol masculino. O vencedor será conhecido em cerimônia no dia 24 de setembro, em Londres.

Concorrem ao prêmio Massimiliano Allegri (Juventus), Stanislav Cherchesov (Rússia), Zlatko Dalic (Croácia), Didier Deschamps (França), Pep Guardiola (Manchester City), Jurgen Klopp (Liverpool), Roberto Martinez (Bélgica), Diego Simeone (Atlético de Madri), Gareth Southgate (Inglaterra), Ernesto Valverde (Barcelona) e Zinedine Zidane (ex-Real Madrid).

Tite chegou à Copa do Mundo prestigiado pela boa campanha nas Eliminatórias, mas a eliminação nas quartas de final para a Bélgica minou sua chances de concorrer ao prêmio. Em 2017, ele foi pré-selecionado entre os 12 melhores.

Neste ano, foram escolhidos treinadores dos quatro semifinalistas do Mundial e o técnico da Rússia, país-sede eliminado nas quartas. Campeão com a França, Didier Deschamps desponta como um dos favoritos. 

Entre os representantes de clubes, destaque para Zinedine Zidane, atual detentor do prêmio que levou o Real Madrid a mais um título da Liga dos Campeões na última temporada. Vale lembrar que o francês deixou o comando do clube por opção própria e atualmente está desempregado.

A lista de 11 nomes foi definida por votação de especialistas escolhidos pela Fifa. A votação para a escolha do melhor começa na terça-feira e se encerra no dia 10 de agosto. Os três finalistas serão divulgados no começo de setembro. 

Haverá quatro grupos de votação: jornalistas selecionados pela entidade, capitães de seleção, técnicos e torcedores. Eles serão responsáveis por escolher o vencedor e o voto de cada grupo terá peso igual de 25%. Jogadores e treinadores podem votar em candidatos de seu próprio país, mas não em si mesmos.

O período compreendido para análise da performance vai de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018, data da decisão da Copa do Mundo da Rússia. Na categoria feminina, o técnico da seleção brasileira, Vadão, está entre os 10 concorrentes.