Topo

Geromel negocia palestra a jovens do Grêmio com lições da Copa

Zagueiro Pedro Geromel participou da Copa do Mundo pela seleção brasileira - Pedro Martins/MoWa Press
Zagueiro Pedro Geromel participou da Copa do Mundo pela seleção brasileira Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/07/2018 04h00

De volta após a Copa do Mundo, o zagueiro ajudou a elevar ainda mais o nível dos treinos. Encorpou a voz que lidera o vestiário e até iniciou projeto para palestrar às categorias de base do clube. A ideia dele é passar experiência e dicas aos jovens sobre treinos, leitura de jogo e postura.

O retorno de Geromel foi a senha para Renato Gaúcho reunir o grupo para falar sobre o resto do ano. O treinador também teve conversa individual com o zagueiro sobre o time.

Internamente, Geromel é visto como uma liderança que vai além da técnica. O perfil, os hábitos e o posicionamento dele diante de fatos do dia a dia são elogiados. Há o entendimento de que ele é peça importantíssima no ambiente de concentração e dedicação do vestiário.

A grande novidade depois do tempo com a seleção brasileira, no entanto, é outra. O zagueiro se mostrou tão empolgado com a vivência sob o comando de Tite que abriu planos para repassar aquilo que viu e ouviu no dia a dia por conta da Copa do Mundo.

"Eu estou com uma sensação que nunca tive antes. Quero passar adiante tudo que aprendi e vivi. Estou querendo conversar, falar. Pegar os mais jovens e explicar, mostrar o que aprendi. A bola ali, ficar aqui. Posicionamento do corpo, ideias. Claro que algumas coisas eu já sabia, mas conviver com os melhores do mundo ajuda. Estou com esse know how para levar adiante. Estou com essa sensação de querer ajudar o Grêmio", contou Geromel.

A declaração espontânea fez o Grêmio agir. O núcleo psicossocial, que trabalha com as categorias de base, foi acionado. A palestra deverá ser pauta de reunião no próximo mês, após retorno do departamento que cuida dos times inferiores. Atualmente, a equipe de trabalho está envolvida com a Taça BH, em Minas Gerais, e a Taça Mitad Del Mundo, no Equador.

"A experiência de uma Copa do Mundo, jogando ou não, é grande. Automaticamente se aprende muita coisa. Ele é inteligente e trocamos ideias. Ele aprendeu, evoluiu. Na Copa do Mundo, se pega sabedoria grande. E a Copa dá muita experiência. Ele amadureceu ainda mais. E falar do Geromel jogando é falar… ele é muito acima da média. Inclusive foi uma das coisas que falei para o Tite. Ele tem leitura de jogo enorme. Parece que sempre está um passo à frente. Ele foi um monstro no jogo. Além de ser um grande jogador, é uma grande pessoa", comentou Renato Gaúcho.