PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Cai-cai? Fama de Neymar atinge até quem participa do seu campeonato

Getty Images
Imagem: Getty Images

José Edgar de Matos*

Do UOL, na Praia Grande (SP)

20/07/2018 15h49

Neymar deixou a Copa do Mundo com a reputação ruim. Acusações de simulação e de exagero após receber faltas ditaram as críticas ao principal jogador brasileiro durante a competição na Rússia. Nem quem participa do Neymar Jr’s Five, evento de futebol promovido pelo instituto do craque, alivia o discurso para abordar este lado do jogo do camisa 10 do Paris Saint-Germain.

A reportagem do UOL Esporte ouviu dezenas de atletas presentes no Instituto Neymar Jr; são mais de 50 times de diferentes países brigando pelo título. Todos defenderam a habilidade e a capacidade de Neymar, mas as críticas ao estilo “cai-cai” também apareceram na opinião de quem aproveita o evento promovido pelo atacante da seleção de Tite.

“Eu, que já acompanhava o futebol, sabia que era assim. Sou de origem mexicana e fiquei bem irritado com ele no jogo contra o México, especialmente com o lance do Layún. Quem já acompanhava, sabia que poderia ser assim”, declarou Salvador Gonzalez, representante do time dos Estados Unidos.

Neymar se tornou alvo até mesmo da internet. Tornou-se comum na Copa, especialmente depois do duelo contra o México, memes do atleta se contorcendo de dores no gramado. A imagem ficou e se espalhou para o mundo todo.

“É, realmente ele saiu com uma imagem de 'diver' [mergulhador]. Creio que exagerou um pouco”, opinou Jhanaydar Kadenov, do Cazaquistão.

Até quem acompanhou Neymar de perto diz que percebeu uma mudança no comportamento do craque. Torcedor do Barcelona e admirador do atacante, Alejandro Calera crê que a necessidade de protagonismo de certa forma atrapalhou o craque neste último ano.

“Sou torcedor do Barcelona e creio que mudou muito de um ano para cá. Essa sede de protagonismo e de ser o melhor pode ter prejudicado, mas, sim, mudou muito esta questão e ele está caindo muito. Também imagino que a lesão [fratura no quinto metatarso do pé direito] prejudicou muito na Copa do Mundo”, opinou.

A defesa a Neymar, entretanto, segue fortalecida. Fã do atleta desde o período do Santos, o angolano Kelvin da Costa diz que a imagem arranhada resulta da precoce eliminação precoce da seleção brasileira, que caiu na fase quartas de final para a Bélgica.

“É o estilo de jogo dele. Muitas vezes faz isso para ludibriar o árbitro ou até mesmo se defender. Ele amadureceu muito pelo que vi na Copa e as pessoas têm que lembrar das conquistas e os feitos dele. É injusto dizer que ele é cai-cai. Se o Brasil ganha a Copa, ele seria o herói do cai-cai”, declarou.

O Neymar Jr’s Five reúne competidores de 59 países para um fim de semana de competições. São 59 equipes mistas e 16 femininas. Os campeões das duas categorias, segundo a programação inicial, vão jogar contra um combinado liderado por Neymar após o fim da competição.

*O repórter viajou a convite da Red Bull e do Instituto Neymar Jr.

Futebol