Após protesto racista, clube russo cancela contratação de atleta negro

O Torpedo Moskva desistiu da contratação do zagueiro russo-congolês Erving Botaki. Por meio de comunicado oficial nesta sexta-feira (20), a direção do clube russo alegou que a desistência está "exclusivamente atrelada ao desempenho da equipe na última temporada", que não dá "compensação" para fazer qualquer tipo de negócio no momento.
No entanto, o atleta, que é negro, vinha sofrendo com ataques racistas desde que foi anunciado, no último fim de semana. As ofensas foram lideradas pelo Zapad-5 Ultras, grupo não oficial ligado ao Torpedo, que tem histórico de manifestações racistas - em 2015, o clube foi punido depois que torcedores imitaram gestos e ruídos de macacos para um jogador adversário.
“Temos preto em nossas cores, mas nas arquibancadas há apenas brancos”, publicou o grupo há dois dias, nas redes sociais. Vale ressaltar que as cores da agremiação são preto e branco.
No comunicado oficial, o Torpedo tratou de afirmar que “a cor de pele nunca foi um critério para a contratação de novos jogadores”, e que “o racismo não tem o direito de existir”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.