Topo

Inter decide vaga para elite, aproveita folga e valoriza 'Gurias Coloradas'

Time feminino do Internacional, chamado de "Gurias Coloradas, no Beira-Rio - Divulgação/Inter
Time feminino do Internacional, chamado de 'Gurias Coloradas, no Beira-Rio Imagem: Divulgação/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/06/2018 04h00

O Internacional não tem jogos oficiais até o próximo dia 19, certo? Errado. Enquanto o principal está em recesso pela disputa da Copa do Mundo, o Colorado valoriza suas 'Gurias'. O time feminino, chamado de 'Gurias Coloradas', encara o Vitória neste sábado (30) a partir das 15h (de Brasília) no Beira-Rio e precisa ganhar para atingir a primeira divisão da categoria.

Formado em 2017, o time feminino do Inter tem trajetória impecável na Série A-2 do Brasileiro. Invicto, ganhou seis de sete partidas. Empatou o jogo de ida da semifinal com o Vitória no Barradão e recebe as meninas do time baiano em vantagem. Com um resultado positivo, vai à decisão do torneio e garante vaga na elite para a temporada que vem, já que dois sobem.

A aceitação da torcida também motiva o clube. Seja através das redes sociais ou dos jogos realizados em Porto Alegre, o público tem 'abraçado' o time feminino do Inter e está 'se acostumando' a torcer também por elas.

"Podemos dizer que ainda é tudo muito novo para o torcedor mas aos poucos estamos conquistando também um lugarzinho no coração desses apaixonados. Buscamos divulgar cada vez mais os jogos da equipe feminina para que a torcida também crie o hábito de vir também ao estádio prestigiar e torcer pelo futebol feminino. Ano passado quando precisamos do torcedor para reverter o resultado adverso na final do Gauchão, fomos atendidas e a torcida compareceu. Ficamos muito felizes", disse a técnica do time, Tatiele Silveira, ao UOL Esporte.

Entre os passos no torneio, está a eliminação do tradicional rival de Porto Alegre, o Grêmio. Agora, a partida contra o Vitória pode valer o que o principal masculino fez no ano passado: subir de divisão.

"Conquistamos um ponto importante fora de casa e agora a expectativa é de fazer um grande jogo e buscar a vitória diante do nosso torcedor. Sabemos que será outra partida muito difícil pois o Vitória tem uma grande equipe mas acreditamos muito no trabalho que vem sendo realizado até aqui e lutaremos muito por essa vaga na final e credenciamento a disputa da elite do futebol feminino em 2019", acrescentou a treinadora.

Do outro lado da chave estão Sport-AM e Minas Icesp-DF. No jogo de ida, vitória do time do Distrito Federal por 2 a 1.

O Colorado joga a segunda divisão nacional na categoria feminina pois sua equipe passou a atuar apenas no ano passado. Com isso, precisa atingir a elite passo a passo. 2018 é o primeiro ano em que o clube disputa competições deste porte.

Neste sábado, a entrada no estádio vermelho para assistir a partida é 1 Kg de alimento não perecível que será doado em seguida.