Topo

Corinthians adota cautela enquanto aguarda liberação do atacante Jonathas

Alvo do Corinthians, atacante Jonathas foi contratado pelo Hannover no ano passado - Divulgação
Alvo do Corinthians, atacante Jonathas foi contratado pelo Hannover no ano passado Imagem: Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

28/06/2018 04h00

Pés no chão à espera da resposta dos dirigentes do Hannover. Essa é a postura adotada pelo Corinthians depois de se aproximar da contratação do atacante Jonathas, que chegaria ao Parque São Jorge por empréstimo de um ano.

A cautela corintiana tem explicação: o clube tenta evitar as situações vividas nos últimos meses, quando o clube esteve perto de contratar o atacante Alex Teixeira e o lateral esquerdo Zeca, mas viu as negociações esfriarem em seguida.

O modelo de negócio idealizado pelo Corinthians em relação à contratação de Jonathas é parecido com o planejado para Alex Teixeira. Em fevereiro deste ano, o clube acertou com o atacante, mas esbarrou na atitude do Jiangsu Suning, da China, que não liberou o jogador.

A ideia, na ocasião, era contar com Alex Teixeira por uma temporada, também por empréstimo. Assim como Jonathas, o atacante também tem um contrato longo vigente e tentaria recuperar o bom desempenho no Corinthians. Há, ainda, outra coincidência: os clubes donos dos seus direitos federativos desembolsaram uma alta quantia para contratá-los.

Semana depois, o Corinthians esteve próximo de contratar Zeca, mas desistiu do ex-atleta do Santos por falta de segurança jurídica. O departamento responsável alegou que não teve garantias suficientes para a realização do contrato.

Jonathas já foi alvo do Corinthians em 2015, logo após a saída de Guerrero para o Flamengo. À época, o atacante revelado pelo Cruzeiro chegou a acertar salário com o então gerente Edu Gaspar, mas acertou em seguida com a Real Sociedad um contrato de cinco temporadas.

Hoje, o Corinthians conta com três centroavantes no elenco. Depois da saída de Jô, o clube manteve Kazim no elenco e também foi ao mercado. Matheus Matias, revelação do ABC, e o veterano Roger foram contratados.

Com contrato até dezembro, o turco não deve ter chances no time de Osmar Loss. Matias ainda é visto com desconfiança e busca a melhor forma física. Roger, por sua vez, tem recebido chances na equipe titular quando o Corinthians atua no 4-2-3-1. O ex-atacante do Inter soma dois gols em nove jogos pelo time corintiano.