Topo

Inter quer aproximar base do principal e avalia fazer novos campos no CT

Vestiário do CT do Inter após reformas; Clube quer construir campos para base - Divulgação/Inter
Vestiário do CT do Inter após reformas; Clube quer construir campos para base Imagem: Divulgação/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/05/2018 04h00

O Internacional quer aproximar as categorias de base do time principal. E não só na teoria, mas fisicamente. Enquanto trabalha para a construção do CT de Guaíba, o clube vê seus times inferiores trabalharem no município de Alvorada, no estádio Morada dos Quero-Queros, e longe do contato com os profissionais. Para ampliar a proximidade, a direção analisa locais para construção de novos campos no CT Parque Gigante.

Hoje o CT do principal, às margens do Guaíba, em frente ao Beira-Rio, possui dois campos. Pelo desgaste natural, eles precisam ser utilizados alternadamente por D'Alessandro e companhia. Não há espaço para ter ali uma das categorias de base treinando.

A ideia agora é encontrar vaga para mais campos para trazer ao menos a última das categorias de base para mais perto do principal.

"Hoje temos uma dificuldade física, ainda não conseguimos construir mais campos para ter esta última categoria aqui. E sabemos que esta proximidade ajuda bastante no link do principal com a base. Poder ver o treino do principal ao lado, poder conviver com o principal, ajuda bastante na base. Poder estar presente nas entrevistas, ter contato com a imprensa", disse o vice de futebol Roberto Melo ao UOL Esporte.

O que atrapalha o CT Parque Gigante é que ele não foi planejado para ser um Centro de Treinamentos. O local foi idealizado como clube de lazer para os associados do Inter, que na época utilizava os campos suplementares do Beira-Rio para trabalhos do time.

Só que com a reforma para Copa do Mundo de 2014, os suplementares deram lugar a estacionamentos e áreas de deslocamento de torcedores. O Colorado, então, transformou parte do Parque Gigante em CT.

Depois de um começo sem a melhor estrutura, o Inter, neste ano, investiu R$ 2,5 milhões e reformou praticamente todo CT. A obra ainda está em andamento e já dá uma estrutura bem melhor aos atletas. Em fase final, deve ser concluída nos próximos meses. 

Hoje a dificuldade para achar espaço para novos campos é exatamente física. A divisão entre as piscinas e os campos das escolinhas, quadras de tênis e piscina térmica utilizadas pelos associados e as dependências de academia, sala de imprensa e demais departamentos do clube se espreme ao longo do local. Seria necessário abrir espaço retirando alguma edificação ou ao menos reduzindo locais de lazer. 

CT de Guaíba

Ao mesmo tempo, o Colorado trabalha na construção do CT de Guaíba, município na região metropolitana de Porto Alegre. O clube contratou um profissional para elaborar um projeto e encaminhar ao Ministério do Esporte atrás da verba disponibilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte.

O plano é deixar o principal ainda no CT Parque Gigante e começar a utilizar o CT de Guaíba apenas com as categorias de base, para depois unificar todos por lá. Hoje a Morada dos Quero-Queros é arrendado pelo clube pois o time que utilizava o local, Pedra Branca, fechou as portas.

"Conheço muito a história do Inter. Na essência sempre foi um clube formador. Meu início foi neste sentido. O Inter formou e segue formando, é estabelecer a metodologia para o melhor aproveitamento para os atletas que estão surgindo. Eu costumava dizer que o primeiro passo para conseguir a afirmação de um jovem é ter espaço para ele no elenco principal, em seguida a qualidade dele vai prevalecer ou não. É fazer um diagnóstico da melhor forma possível. Quero fazer isso o mais rápido possível, conhecer as pessoas, os processos, para poder depois intervir da melhor forma", disse o novo executivo de futebol do Inter, Rodrigo Caetano.

As categorias de base do Inter passam, também, por um diagnóstico vindo da Europa. A empresa Double Pass, renomada pelos trabalhos realizados no Velho Continente, foi contratada e já tem em andamento um projeto de modernização da formação de atletas do Colorado.