Braço-direito de Bandeira de Mello, Fred Luz deixa diretoria do Flamengo
Fred Luz não é mais o diretor geral do Flamengo. Em nota oficial, o clube carioca comunicou nesta quarta-feira que Luz deixou o clube para se dedicar a projetos pessoais. O substituto será o diretor de Marketing do Fla, Bruno Spindel.
Braço-direito do presidente Eduardo Bandeira de Mello, Fred Luz enfrentava críticas da oposição e de parte da torcida rubro-negra por interferir diretamente nas decisões do departamento de futebol.
Embora Fred Luz tenha deixado o cargo no Flamengo, a nota oficial do clube informa que ele seguirá contribuindo como consultor.
A saída de Fred Luz é mais uma mudança efetuada pelo Flamengo nesta temporada. No fim de março, o clube do Rio de Janeiro demitiu todo departamento de futebol. Foram desligados do clube o técnico Paulo César Carpegiani, o diretor executivo Rodrigo Caetano, além de Mozer, Jayme de Almeida e Marcelo Martorelli.
Confira a nota oficial do Flamengo
O Clube de Regatas do Flamengo vem a público comunicar que o diretor geral, Fred Luz, deixará o clube para se dedicar a projetos pessoais. Bruno Spindel, diretor de Marketing, assume o cargo de CEO.
Fred, que continuará ajudando o Flamengo como consultor, chegou ao clube em 2013, no início da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, e atuou como diretor de Marketing até ser promovido a CEO em 2014, graças ao excelente trabalho na pasta. Sob sua liderança no corpo executivo profissional, o Flamengo modernizou processos de gestão, consolidou seu programa de sócio-torcedor (hoje a segunda fonte de receita do clube), conduziu as negociações para renovação de contrato de televisionamento dos jogos do Flamengo, criou o Centro de Excelência em Performance do Futebol (CEP FLA), fechou parcerias fundamentais para o futebol, como as com a Double Pass e a Exxos, e realizou obras importantes na Gávea e no Centro de Treinamento George Helal.
Bruno Spindel está no clube desde 2013 e desenvolveu grande trabalho na área de marketing junto ao Fred, o sucedendo na direção do departamento. Desde então, seguindo orientação estratégica do Conselho Diretor (CODI) rubro-negro, firmou importantes acordos comerciais nas áreas de licenciamento e patrocínio que consolidaram o Flamengo como a maior plataforma de Comunicação e Marketing do esporte brasileiro.
Em 2017, a área de Marketing colaborou decisivamente para que o clube alcançasse o melhor balanço financeiro da história do Flamengo, tendo a receita do programa sócio-torcedor crescido 62%, enquanto a de patrocínios aumentou em quase 40%.
O Flamengo deseja sucesso aos dois profissionais nos novos desafios.
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