Topo

Vasco afasta 4 jogadores de duelo com a La U após polêmica na rede social

Jogadores do Vasco causaram polêmica com postagens nas redes sociais - Divulgação/Instagram
Jogadores do Vasco causaram polêmica com postagens nas redes sociais Imagem: Divulgação/Instagram

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/05/2018 19h04

A diretoria do Vasco não aliviou para os jogadores que causaram polêmica nas redes sociais na noite desta segunda-feira (22), pouco antes da vitória por 2 a 0 sobre a Universidad de Chile pela Copa Libertadores. Após a chegada do presidente Alexandre Campello ao hotel onde a delegação está hospedada em Santiago (CHI), decidiu-se pelo afastamento de quatro dos sete atletas envolvidos. Foram eles: o meia Evander, o volante Wellington, o zagueiro Paulão e o goleiro reserva Gabriel Félix. A informação foi dada pelo Sportv e confirmada pelo UOL Esporte.

Wellington foi um dos que fizeram post polêmico - Divulgação / Instagram - Divulgação / Instagram
Imagem: Divulgação / Instagram

Conhecidos por estarem sendo vaiados em algumas partidas da equipe este ano, o quarteto — além do zagueiro Erazo e dos laterais Rafael Galhardo e Fabrício — posou para uma foto no Estádio Nacional e a publicou com a legenda “uuuu”, em uma alusão às vaias. Os mesmos deram risadas nos comentários.

As publicações causaram forte revolta nos torcedores, que as interpretaram como "ironia" e "deboche". Diante da repercussão, elas foram apagadas. Em seguida, Evander, Paulão e Gabriel Félix postaram um texto igual pedindo desculpas e alegando que o momento do clube não é o ideal para brincadeiras.

Alexandre Campello interpretou que o ato foi ofensivo ao Vasco e à torcida. ”Acho que essa é uma postagem que ofende a história e o nome do Vasco e a sua torcida. Os próprios jogadores entenderam que a postagem foi inadequada. Se arrependeram, já pediram desculpas. Eles foram punidos na medida exata daquilo que eles cometeram. Foram afastados”, disse ao Sportv.

O dirigente revelou ter tido uma conversa em especial com Evander e Gabriel Félix, que são crias da base:

”Isso é muito ruim, porque desvia o foco principal que seria a partida de hoje, uma vitória sobre a La U que nos garantiria uma vaga na Sul-Americana. O que avaliei é o que os quatro postaram. Tive uma conversa com os dois mais jovens. Cobrei deles que, por serem oriundos da base, deveriam ter um respeito maior com a instituição. Entenderam, estão todos arrependidos. A punição foi dada e o caso para mim está encerrado”.

Apesar da viagem conturbada, o Cruzmaltino conseguiu vencer por 2 a 0 no Chile e desta forma livrou-se da pior campanha brasileira na fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca já estava eliminado do torneio e jogava a última rodada precisando de uma vitória por dois gols para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.

Veja as possibilidades de classificação do Vasco para a Sul-Americana

- Se vencer por 1 a 0, fica tudo igual nos quatro primeiros critérios de desempate (1- Pontuação, 2- Saldo de Gols, 3- Gols marcados e 4- Gols marcados como visitante no confronto), mas a Universidad de Chile se classifica pelo critério de número 5 (melhor classificação no ranking da Conmebol);

- Em caso de qualquer outra vitória por um gol de diferença sem ser 1 a 0 (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3...), o Vasco se classifica pelo critério de desempate número 4 (número de gols marcados fora de casa no confronto). Vale lembrar que em São Januário a La U venceu por 1 a 0.

- Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, o Vasco se classifica no saldo de gols.