Topo

O que comemoração de gol de jogador do United tem a ver com Rihanna

Romelu Lukaku comemora após marcar pelo Manchester United contra o Bournemouth - Glyn Kirk/AFP
Romelu Lukaku comemora após marcar pelo Manchester United contra o Bournemouth Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/04/2018 04h00

No dia 18 de abril, Romelu Lukaku fez o segundo gol da vitória por 2 a 0 do Manchester United sobre o Bournemouth e comemorou unindo os indicadores e os polegares das duas mãos para exibir um losango. Trata-se de uma marca registrada da empresa do rapper Jay-Z, que tem entre seus clientes Rihanna e Shakira. É comum ver outros agenciados repetirem o gesto, que remete a um diamante.

Fundada em 2008, a Roc Nation é uma empresa que gerencia a carreira de artistas e esportistas. Além de Rihanna e Shakira, Jaden Smith, Kanye West e Mariah Carey estão entre seus clientes fixos. A companhia de Jay-Z também presta serviços de gerenciamento para Demi Lovato, DK Khaled, Nick Jonas e Fat Joe, além de cuidar da carreira internacional da brasileira Claudia Leitte.

A Roc Nation também cuida da carreira de esportistas. Jérôme Boateng, zagueiro do Bayern de Munique está entre seus clientes, assim como o boxeador Miguel Couto. Nas ligas profissionais americanas de esporte, os mais famosos vinculados à empresa são Kevin Durant, astro da NBA, Skylar Diggins, protagonista da WNBA, Dez Bryant e Ndamukong Suh, destaques da NFL, e Robinson Canó, Yoenis Céspedes, Dustin Peterson e CC Sabathia, estrelas da MLB.

Roc é uma palavra com a mesma sonoridade de rock, palavra que significa pedra em inglês. Por isso, o símbolo que retrata o orgulho de se fazer parte da Roc Nation é uma pedra preciosa: o diamante, representado por meio do gesto que Lukaku fez para comemorar seu gol contra o Bournemouth.

Durante sua performance no American Music Awards 2013, por exemplo, Rihanna fez o mesmo sinal que Lukaku usou para comemorar seu gol. A música da cantora se chama “Diamonds”, que significa diamante em inglês, mais uma menção à empresa.

Rihanna faz gesto que remete a diamante no American Music Awards 2013 - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Rihanna faz gesto que remete a diamante no American Music Awards 2013
Imagem: Reprodução/YouTube

Kanye West, um dos principais artistas ligados à Roc Nation, também agiu na mesma linha e batizou uma de suas canções de “Diamonds from Sierra Leone”, que significa Diamantes de Serra Leoa em inglês. Ao tocá-la em shows, também repete o gesto.

Até mesmo Beyoncé, que não tem vínculo oficial com a Roc Nation, costuma ser vista fazendo o gesto de diamante quando é fotografada com Jay-Z. Os dois são casados.

O anúncio do acerto da Roc Nation com Lukaku foi postado na página da empresa no Facebook no dia 19 de abril, um dia após a simbólica comemoração do astro do United.

Lukaku está em sua primeira temporada no United. Desde que chegou ao clube, disputou 49 partidas, sendo titular em 44 deles, e marcou 27 gols. Dia 19 de maio, o United joga a final da Copa da Inglaterra com o Chelsea, e o jogador pode conquistar seu primeiro título com a camisa do clube.

Além disso, Lukaku costuma jogar como titular no ataque da Bélgica e deve representar a seleção na Copa do Mundo deste ano.