Topo

Discurso confiante de Mano amplia pressão sobre o Cruzeiro na Libertadores

Declaração de Mano Menezes amplia pressão sobre elenco do Cruzeiro contra La U - Luciano Belford/AGIF
Declaração de Mano Menezes amplia pressão sobre elenco do Cruzeiro contra La U Imagem: Luciano Belford/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/04/2018 04h00

Uma declaração de Mano Menezes coloca ainda mais pressão sobre o Cruzeiro na Copa Libertadores. Após o empate com a Universidad de Chile por 0 a 0, o treinador bancou a equipe no mata-mata do torneio continental.

"Não vai ser [eliminado], não vamos falar sobre eliminação ainda. Nós vamos falar de eliminação agora por quê? Quando formos eliminados, você fala de eliminação. Não fomos eliminados", disse à época.

A resposta do treinador foi após a igualdade da última semana, no Estádio Nacional de Santiago. Na ocasião, o gaúcho se irritou com a pergunta do repórter Samuel Venâncio, da Rádio Itatiaia, e disse que os seus comandados não serão eliminados no Grupo 5 da Copa Libertadores.

Embora o discurso de Mano seja de confiança, nos bastidores a pressão aumentou. Itair Machado, vice-presidente de futebol, se reuniu com a comissão técnica e o elenco na última segunda-feira (23) para cobrar melhores resultados. O diretor de futebol Marcelo Djian acompanhou o cartola no encontro com o grupo. A reunião ocorreu no campo da Toca da Raposa II e contou até com a presença da imprensa.

Com dois pontos em nove possíveis, o Cruzeiro ocupa a terceira colocação de sua chave na competição internacional. Os mineiros estão a três da La U, segunda colocada, e a cinco do líder Racing, da Argentina.

Com 22,2% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores, o Cruzeiro precisa melhorar - e muito - nas três rodadas finais deste estágio para chegar às oitavas de final, conforme prometido por Mano Menezes.

Os mineiros precisam fazer no mínimo sete pontos nos últimos três jogos para assegurar a vaga na etapa seguinte, o que garantiria aproveitamento de 77,7%. O primeiro compromisso será nesta quinta-feira (26), às 19h15 (de Brasília), no Mineirão, diante da Universidad de Chile. O time é obrigado a vencer para seguir sonhando com a classificação.

O Cruzeiro ainda enfrentará o Vasco, lanterna do grupo com um ponto, em São Januário e o Racing no Gigante da Pampulha. A necessidade de triunfá-los faz com que o elenco esteja ainda mais pressionado na Libertadores.

Ficha técnica
Cruzeiro x Universidad de Chile

Motivo: 4ª rodada do Grupo 5 da Libertadores
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 26 de abril de 2018 (quinta-feira)
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Roddy Zambrano Olmedo (EQU)
Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Luis Vera (EQU)

Cruzeiro
Fábio; Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Thiago Neves e Robinho; Arrascaeta e Sassá.
Técnico: Mano Menezes.

Universidad de Chile
Johnny Herrera; Vilches, Rodrigo Echeverría e Gonzalo Jara; Matías Rodríguez, David Pizarro, Reyes, Beausejour e Angelo Araos; Soteldo e Mauricio Pinilla.
Técnico: Ángel Hoyos.