PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Como Julio Baptista virou "meme" e passou a ser chamado de "Hulio"

 Como Julio Baptista virou “meme” e passou a ser chamado de “Hulio” - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Barcelona (Espanha)

26/02/2018 04h00

Revelado pelo São Paulo no começo da década passada, Julio Baptista teve carreira sólida no clube tricolor e no futebol europeu. Na Espanha, por exemplo defendeu Sevilla, Real Madrid e o Malága, sendo campeão espanhol pela equipe merengue em 2008.

Mas, nos últimos meses, o polivalente meia-atacante tem sido lembrado em terras espanholas por outro motivo: um vídeo de 2011, recuperado em 2017 e que viralizou, transformando o brasileiro em um dos “memes” do momento no país.

Trata-se de uma entrevista de Julio Baptista com Joaquín, atacante com passagem pela seleção da Espanha, quando ambos jogavam no Málaga. O espanhol, conhecido por ser um grande contador de histórias e de piadas, transformava a conversa em um show, com frases como “mamei no peito da minha mãe até os seis anos; meus amigos iam tomar refrigerante e eu ia mamar”.

Então, já na reta final da conversa, Julio Baptista, o entrevistador, pergunta: um hobby? Joaquín para, pensa, e responde: “o tênis”. Então, o brasileiro não se aguenta - interrompe a entrevista, levanta-se e começa a gargalhar.

 Como Julio Baptista virou “meme” e passou a ser chamado de “Hulio” - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

“O que você quer que eu diga? Você nunca jogou tênis e responde tênis…”, diz, em meio a uma crise de riso. Joaquín rebate, também rindo: “Nao sei nem pegar em uma raquete, Julio”.

E aí surge o meme: a maneira peculiar de falar de Joaquín, com seu sotaque forte da Andaluzia, transforma o nome de Julio (que em espanhol se pronuncia Rulio), em “Hulio”. E o tal “Hulio” virou uma espécie de coringa para qualquer situação.

Os exemplos nas redes sociais se multiplicam. No Twitter, a busca por “Hulio” mostra, em média, 400 menções por hora. A maioria é “inspirada” no diálogo original: “Tenho que renovar meus documentos, mas pedem umas coisas que nunca vi na vida, Hulio”; ou ainda “tenho que fazer o almoço, mas nem sei nem o que é uma alcachofra, Hulio¨.

Os famosos geradores de meme, é claro, não perderam a oportunidade. A entrevista de Julio com Joaquín virou pano de fundo para piadas com personalidades do esporte, como Zidane, técnico do Real Madrid, ou Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona.

Até o Bétis, clube atual de Joaquín, entrou na brincadeira. Ao anunciar a renovação de contrato do atacante, em dezembro, o time de Sevilha publicou um vídeo, com participação da filha do jogador, em que ele aparece jogando tênis. No fim, admite que “meu negócio é futebol, Hulio”.

O próprio Julio Baptista já fez piada com o assunto. Em recente entrevista ao Marca, admitiu que “já me conhecem mais como Hulio que como Julio, por culpa de Joaquín”.

E você que pensou que era só uma entrevista com um companheiro, Hulio.

Futebol