PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Policial espanhol morre durante briga antes de jogo da Liga Europa

Ertzaina - Alvaro Barrientos/AP - Alvaro Barrientos/AP
Imagem: Alvaro Barrientos/AP

Do UOL, em São Paulo

22/02/2018 18h36

Uma tragédia assolou o mundo do futebol nesta quinta-feira (22). Um ertzaina (policial da brigada móvel do País Basco) morreu durante confronto entre torcedores antes do duelo entre Athletic Bilbao e Spartak Moscou, pelos 16avos da Liga Europa. A informação foi confirmada pelas autoridades locais.

O policial sofreu uma parada cardíaca durante a confusão entre torcedores das duas equipes e veio a entrar em óbito após ser levado ao Hospital de Basurto, localizado na cidade de Bilbao. Pouco depois de chegar ao local, o ertzaina não resistiu após sofrer outra parada cardiorrespiratória, de acordo com o jornal Marca.

A confusão começou a ocorrer cerca de 30 minutos antes de partida no Estádio San Mamés começar, segundo o El Mundo. A poucos metros do local, cerca de 200 russos iniciaram uma batalha campal, lançando paus, garrafas de vidros e bolinhas de golf na direção dos anfitriões.

De acordo com os periódicos, os 500 ertzainas mais 100 policiais locais que estavam no entorno foram acionados para conter a confusão com cacetetes, socos americanos e outros objetos. E foi justamente nesse momento que o policial caiu no chão, por causas ainda desconhecidas.

O intuito dos torcedores do Spartak era entrar em confronto com a Herri Norte, principal torcida organizada do Athletic Bilbao.

Após a confusão, o Athletic Bilbao garantiu sua classificação para as oitavas de final da Liga Europa. Apesar da derrota por 2 a 1, a equipe basca avançará de fase por ter batido os russos por 3 a 1 fora de casa. 

Futebol