Topo

Tottenham anuncia a contratação do brasileiro Lucas Moura

PSG publica vídeo de agradecimento a Lucas

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 16h31

O Tottenham é a nova casa do brasileiro Lucas Moura, ex-São Paulo. O clube inglês oficializou nesta quarta-feira (31) a compra do atacante brasileiro, que estava no PSG e perdeu espaço nesta temporada com as chegadas de Neymar e Mbappé.

Lucas assinou com o Tottenham até 2023 e usará a camisa 27 no clube londrino. O jogador está em Londres desde terça-feira (30), e nesta quarta fez os últimos exames médicos para que a negociação pudesse ser concluída.

Conforme apurou o UOL Esporte, o negócio não foi de acordo com a pedida do clube francês, que queria 40 milhões de euros pelo jogador. O Tottenham pagou 25 milhões de euros (R$ 98,7 milhões) pelo atleta de 25 anos, que já foi a Londres conhecer as estruturas do time inglês na última semana, quando atleta e clube encaminharam um acordo. O time inglês também pagará mais 5 milhões de euros (R$ 19,7 milhões) ao PSG caso o brasileiro atinja metas esportivas previstas no negócio. A imprensa inglesa fala que o negócio foi fechado em 25 milhões de libras.

"O mais importante é jogar. Aqui, acho que tenho um novo desafio de mostrar meu talento, minha qualidade. Também é um grande clube, a história é muito interessante. É um prazer jogar pelo Tottenham. Tudo está bem como eu pedi a Deus. Agora eu tenho que aproveitar, trabalhar duro e mostrar minha qualidade", declarou o brasileiro, em sua primeira entrevista como jogador do clube inglês.

O brasileiro tomou conta da página oficial do Tottenham no Instagram, gravando uma mensagem de apresentação ao novo time. "Oi, eu sou Lucas Moura. Estou muito feliz por estar aqui. É um prazer jogar pelo Tottenham. Vamos, Spurs!"

A chegada de Lucas preenche um desejo do técnico Mauricio Pochettino, que queria mais opções para seu ataque. O brasileiro Malcom foi tentado, porém o Bordeaux se negou a vender o jovem nesta janela de transferências. Na nova casa, Lucas comemorou a oportunidade e elogiou a estrutura do Tottenham.

"É claro (que estou empolgado). Eu posso jogar a Liga dos Campeões, é um objetivo para mim. Fazer novos amigos é sempre um prazer. Eu vou fazer meu melhor por esse clube porque acho que temos muita qualidade e podemos ganhar grandes coisas", afirmou. "É incrível, nunca vi um CT assim. O novo estádio também. Estou muito empolgado porque tudo é perfeito e acho que faremos grandes coisas juntos."

Do lado do PSG, a negociação era tida como essencial para o equilíbrio das contas após a compra de Neymar, que complicou a situação do time francês perante o fair play financeiro da Uefa. Uma vez confirmada a saída, o clube publicou mensagens e um vídeo de despedida ao jogador.

Somando a transferência do ex-jogador do Barcelona e a do lateral Yuri Berchiche, os parisienses gastaram 238 milhões de euros e arrecadaram “apenas” 65 milhões de euros com as saídas de Aurier (também para o Tottenham), Matuidi (Juventus), Augustin (RB Leipzig) e Sabaly (Bordeaux).

Com a venda de Lucas, as finanças rumaram para o equilíbrio, embora a saída de dinheiro seja mais de duas vezes maior que a entrada.

Esportivamente, a saída não deve comprometer o elenco de Unai Emery, que declarou publicamente, em mais de uma ocasião, que o brasileiro deveria buscar novos ares para sua carreira. No PSG, apesar de vir de seu melhor ano desde a chegada ao clube em 2013, Lucas atuou somente 71 minutos em seis jogos em 2017/2018, anotando um gol.

Lucas se despediu do PSG com quatro títulos do Campeonato Francês, três Copas da França, quatro Copas da Liga Francesa e quatro Supercopas da França. Até sua saída, o atacante era o brasileiro com mais jogos com a camisa do time parisiense, com 229 partidas - com 225, Thiago Silva deve superá-lo em breve. Nelas, ele anotou 46 gols e 50 assistências.

"Ele é um jogador que sempre será lembrado com carinho pela torcida. Sempre deu seu melhor para ajudar o time. O clube permitiu que ele chegasse ao nível mais alto na Europa e nós compartilhamos lindos momentos", declarou Nasse Al-Khelaifi, presidente do PSG.