Peças raras e até Elis Regina: Pelé tem exposição no maior museu de futebol
O maior museu de futebol do mundo se rendeu ao Rei. Em Manchester, o melhor jogador de todos os tempos protagoniza, no Museu Nacional de Futebol, a exposição “Pelé: Arte, Vida e Futebol”.
Em parceria com a “Halcyon Gallery”, que reúne em Londres obras de artistas contemporâneos, o espaço de tributo ao esporte mais popular do planeta exibe, no noroeste da Inglaterra, fotos, quadros e artigos raros de Pelé. “Um olhar sobre a fase da vida do ícone brasileiro: de Santos a Nova York via 4 Copas do Mundo, pelos olhos de artistas e fotógrafos ao redor do mundo, e com itens icônicos da sua carreira”, garante a apresentação.
Mundial da Suécia, o menino de 17 anos se consagrou ao marcar dois gols no jogo do título sobre os anfitriões com vitória por 5 a 2. Foi a primeira grande aparição internacional do camisa 10, sendo o ponto de partida de uma trajetória fabulosa.
As empreitadas artísticas também são revisitadas. “Pelé foi um dos poucos que contrariou a minha teoria”, disse em frase histórica o artista plástico norte-americano Andy Warhol, lembrado na exibição. “Ao invés de 15 minutos de fama, ele terá 15 séculos”. Warhol, símbolo do movimento pop art, produziu em 1977 a série “Atletas”, coleção de retratos com diversos esportistas do século 20, incluindo Pelé, claro, o jogador de futebol americano OJ Simpson e o lendário boxeador Muhammad Ali.
No ramo musical, o dueto com Elis Regina, “Tabelinha”, de 1969, ecoa pelos corredores do museu, que recebe “Pelé: Arte, Vida e Futebol” até 4 de março. A entrada é gratuita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.