Topo

Salário de Neymar supera total de todas as mulheres de 7 ligas europeias

BENOIT TESSIER/REUTERS
Imagem: BENOIT TESSIER/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

25/11/2017 21h54

A disparidade entre os valores recebidos por homens e mulheres no esporte ainda segue surpreendente. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, uma pesquisa apontou que o salário anual de Neymar no Paris Saint-Germain equivale aos vencimentos de todas as jogadoras de futebol feminino das sete principais ligas do mundo.

Segundo a publicação, o valor pago anualmente a 1.693 mulheres que atuam na França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Suécia, Austrália e México, somado, é de 32,8 milhões de libras. A quantia é um pouco menor do que a recebida pelo brasileiro por temporada no clube francês: 32,9 milhões de libras.

A publicação cita que a equipe feminina com média salarial mais alta é o Lyon, que paga cerca de 145 mil libras para cada jogadora. O valor, no entanto, representaria o montante pago por uma semana para um jogador dos principais times masculinos. A pesquisa aponta ainda que o país com salários mais próximos para homens e mulheres no futebol é a Noruega. 

Vale ressaltar que a disparidade salarial entre os gêneros não se limita apenas ao futebol. O Daily Mail destacou também que a liga esportiva com maior média salarial para as mulheres é a WNBA (liga norte-americana de basquete feminino), com vencimentos anuais em torno de 57 mil libras por atleta. O valor, porém, é 96 vezes menor em relação à NBA, que conta com a maior média de salário entre os homens (5,5 milhões de libras).

Esta não é a primeira vez que uma pesquisa atenta para a grande diferença na remuneração entre homens e mulheres no esporte. Em levantamento publicado pela Forbes em agosto deste ano, os 50 atletas mais bem pagos no mundo no último ano são do sexo masculino. A tenista Serena Williams, vencedora de 23 Grand Slams na carreira, foi a mulher mais bem colocada na lista e aparece apenas na 51ª posição.