Topo

Após 40 anos, Corinthians revê grande invasão de gramado em festa por hepta

Corinthians - Reprodução - Reprodução
Corintianos invadem campo em 1977 e 2017
Imagem: Reprodução

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

25/11/2017 15h54

Invasões de gramado se tornaram raras nas últimas décadas. Mas, neste sábado, em plena era das arenas modernas, o torcedor do Corinthians reeditou uma cena marcante da história alvinegra. Ao tomar conta do campo do estádio de Itaquera para celebrar o hepta brasileiro, o corintiano fez a comemoração do título paulista de 1977 voltar à tona depois de 40 anos - o fato ocorreu após um treino no local com a presença de 15 mil pessoas, na véspera da partida contra o Atlético-MG, que será marcada pela entrega da taça.

Naquela oportunidade, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0 no Morumbi, conquistou o título estadual e quebrou um jejum de quase 23 anos sem conquistas. Após o apito final, o campo foi completamente invadido por milhares de torcedores. Ao contrário deste sábado, os corintianos tiveram contato com os jogadores e a taça foi erguida instantes depois.

Nos anos seguintes, o Corinthians voltou a ser campeão no mesmo Morumbi - conquistou os estaduais de 1979, 1982,1983, 2001, 2003 no local, além do Campeonato Brasileiro de 1990, 1998 e 1999. Em algumas dessas ocasiões, houve invasões ao gramado, mas sem a mesma proporção. A mesma coisa dois aconteceu nos títulos paulista de 1988 e 1995, em Campinas e Ribeirão Preto, respectivamente. 

No Pacaembu, a festa também sempre foi contida nesse sentido, restringindo-se à arquibancada. Nem mesmo nas conquistas do Brasileirão 2011, da Libertadores, em 2012, e da Recopa, em 2013, o fato aconteceu no estádio.

Na Arena Corinthians, invasões sempre foram contidas por uma equipe de seguranças que se posicionavam nas últimas fileiras das cadeiras nos minutos finais dos jogos. Isso aconteceu em 2015, na goleada por 6 a 1 sobre o São Paulo, quando o Corinthians ergueu a taça em Itaquera.

Nesta temporada, houve reforço de segurança na decisão contra a Ponte Preta no Campeonato Paulista - o empate por 1 a 1 deu o 28º estadual do Corinthians - e na vitória corintiana por 3 a 1 sobre o Fluminense, no último dia 15. Nos dois duelos, nenhum torcedor conseguiu invadir o campo depois dos títulos. 

O Corinthians receberá a taça do Brasileirão neste domingo, após o confronto com o Atlético-MG, em Itaquera. A festa do título terá ainda entrega de medalhas e cerimônia com palco no gramado da Arena.