Topo

Dourado contraria desvalorização da Série B e é cotado para deixar o Inter

Rodrigo Dourado é o predileto para ser negociado pelo Inter com mercado europeu - Ricardo Duarte/Divulgação SCI
Rodrigo Dourado é o predileto para ser negociado pelo Inter com mercado europeu Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SCI

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/11/2017 04h00

Rodrigo Dourado contrariou um fluxo natural de mercado. Em vez da desvalorização natural de um elenco que disputa a Série B, o marcador terminou a temporada atraindo olhar do mercado internacional. E o Inter pode precisar disso.

Para reconstrução do grupo, o Colorado precisa de dinheiro. Atualmente, o presidente Marcelo Medeiros deixa claro que será cauteloso nos investimentos. E o vice de futebol, Roberto Melo, prega que toda movimentação de maior porte precisa ser controlada e certeira.

Não há no horizonte do Inter a perspectiva de investimentos altos, como em outros momentos. A ideia é que o elenco formado no início do ano passado receberá apenas acréscimos pontuais.

Mesmo para eles é necessário manter a sanidade financeira da agremiação. E neste ponto a venda de um jogador se impõe. Quem está mais perto disso atualmente é Rodrigo Dourado.

Com 23 anos, o jogador disputou 54 jogos no ano e foi o atleta com mais participações na temporada do Inter. Marcou quatro gols e chama atenção principalmente pelas estatísticas de roubadas de bola. Com 102 desarmes certos, de acordo com o site especializado Footstats, ele lidera o quesito na Série B. Ainda é o quinto em acerto de passes no Internacional.

A reportagem do UOL Esporte apurou, em agosto, que Dourado voltou a ser alvo de clubes europeus. Na época, o Inter e o estafe do jogador só admitiam negociação na janela de transferências de janeiro, que se aproxima. Clubes como Sporting e Porto, de Portugal, além de espanhóis e italianos, monitoram o jogador há bastante tempo.

"É difícil falar, o ano ainda não acabou. Temos mais uma semana para fechar o ano com chave de ouro. Depois, curtir as férias, porque no ano passado foi difícil. É esquecer tudo, curtiras férias, e depois ver o que vai acontecer. Se tiver que sair, se tiver que ficar, sou muito feliz aqui e acredito que se ficar vou ser muito feliz também", disse, sem garantir a permanência em Porto Alegre.

No ano passado, Dourado recebeu sondagens mais fortes, mas não foi vendido. O valor que abre qualquer negociação por ele gira em torno de 8 milhões de euros (R$ 30,5 milhões). O vínculo do jogador vence em 2021.